DIA 25 – ÓDIO NO CORAÇÃO

Mateus 5.43-48: 43 “Vocês ouviram o que foi dito: ‘Ame o seu próximo e odeie o seu inimigo’. 44 Mas eu lhes digo: Amem os seus inimigos e orem por aqueles que os perseguem, 45 para que vocês venham a ser filhos de seu Pai que está nos céus. Porque ele faz raiar o seu sol sobre maus e bons e derrama chuva sobre justos e injustos. 46 Se vocês amarem aqueles que os amam, que recompensa vocês receberão? Até os publicanos fazem isso!47 E se saudarem apenas os seus irmãos, o que estarão fazendo de mais? Até os pagãos fazem isso! 48 Portanto, sejam perfeitos como perfeito é o Pai celestial de vocês. [1]

 

Terminando o capítulo 5 de Mateus, dando prosseguimento ao sermão do monte, a MENSAGEM DIÁRIA, fala sobre o “ódio no coração”.

 

Jesus quer nos mostrar a nova perspectiva da lei do coração, pois o Reino está dentro de nós (Lucas 17.21). Então, ao citar o texto da Lei de Levíticos 19.18, estava combatendo um ensino religioso que não tinha na Bíblia do Antigo Testamento.

 

O texto de Levíticos fala para nos amarmos nosso próximo, e nenhum texto bíblico fala para odiar os inimigos. Então, Jesus revela que temos que amar os inimigos, e não gostar. Qual a diferença? Gostar é algo pessoal, de ter vontade e prazer de estar com a pessoa. Amar é uma decisão! E para amar ele nos ensina a fazer quatro coisas: amar os inimigos, abençoem os que os amaldiçoam, façam o bem aos que os odeiam, e orar pelos que nos perseguem. Ao fazer isso, independente do sentimento e emoção que temos, amamos o inimigo.

 

Estamos retribuindo o mal com bem, e nos mostramos não como pessoas religiosas, mas como realmente filhos de Deus em perfeição por amar o que nos persegue!

Oração: Pai eu decido perdoar meu inimigo, e: amá-lo, abençoá-lo, bendizê-lo e orar por ele. Faço isso porque sou seu filho e quero andar em amor como o SENHOR faz em perfeição ao retribuir o bem para quem me faz o mal. Em nome de Jesus. Amém!

 

Texto e vídeo: Thiago Vicente.

 

[1] Nova Versão Internacional. (2001). (Mt 5.43–48). São Paulo: Sociedade Bíblica Internacional.