DIA 24 – CHEGA DE VINGANÇA!

Mateus 5.38-42 (NVI): “38 “Vocês ouviram o que foi dito: ‘Olho por olho e dente por dente’. 39 Mas eu lhes digo: Não resistam ao perverso. Se alguém o ferir na face direita, ofereça-lhe também a outra. 40 E se alguém quiser processá-lo e tirar-lhe a túnica, deixe que leve também a capa. 41 Se alguém o forçar a caminhar com ele uma milha, vá com ele duas.42 Dê a quem lhe pede, e não volte as costas àquele que deseja pedir-lhe algo emprestado.” [1]

 

Mais uma vez Jesus continua ensinando no sermão do monte, agora sobre os textos da Lei de Êxodo 21.24, Levítico 24.20 e Deuteronômio 19.21.

 

Esses textos da Lei funcionavam como código civil de uma “lei de vingança”, no qual, quando uma pessoa sofria um dano grave causado por outra pessoa, teria o direito de causar o mesmo dano ao agressor.

 

O que ocorria é que muitas pessoas se vingavam com as próprias mãos, não usando da forma legítima da época através dos tribunais judaicos que havia em cada cidade.

 

E isso acabava gerando mais danos, mais violência, mais desordem. Enfim, mesmo que fosse através dos meios legais, Jesus estava ensinado que na nova ordem do Reino dos céus, seja por meio particular, ou civilmente, teríamos que mostrar misericórdia e sermos longânimos.

 

Sendo assim, não está dizendo para não nos defendermos do agressor, mas não procurar a vingança. Na sequência, Jesus nos mostra o perigo de tudo isso do ódio no coração.

 

Fazendo dessa forma aplicamos o perdão nas nossas atitudes, e consequentemente isso dará fruto no nosso coração.

 

Oração: Pai, em nome de Jesus eu decido perdoar, tirar do meu coração todo sentimento de vingança, porque agora pertenço ao Seu Reino que os misericordiosos alcançaram misericórdia. Amém (Mateus 5.7).

 

Texto e vídeo: Thiago Vicente

 

[1] Nova Versão Internacional. (2001). (Mt 5.38–42). São Paulo: Sociedade Bíblica Internacional.