Deus se importa com você! | MULHERES NO ALTAR

2 Reis 6.1-7 (NVI): “Os discípulos dos profetas disseram a Eliseu: “Como vês, o lugar onde nos reunimos contigo é pequeno demais para nós. Por que não vamos ao rio Jordão? Lá cada um de nós poderá cortar um tronco para construirmos ali um lugar de reuniões”. Eliseu disse: “Podem ir”. Então um deles perguntou: “Não gostarias de ir com os teus servos? ” “Sim”, ele respondeu. E foi com eles. Foram ao Jordão e começaram a derrubar árvores. Quando um deles estava cortando um tronco, o ferro do machado caiu na água. E ele gritou: “Ah, meu senhor, era emprestado! ” O homem de Deus perguntou: “Onde caiu? ” Quando ele lhe mostrou o lugar, Eliseu cortou um galho e o jogou ali, fazendo o ferro flutuar, e disse: “Pegue-o”. O homem esticou o braço e o pegou.”

 

O profeta Eliseu foi o auxiliar do profeta Elias, e posteriormente foi seu sucessor como profeta em Israel. A história do profeta Eliseu é bastante conhecida principalmente devido aos milagres que foram realizados através de seu ministério.

 

Nesta passagem encontramos um grupo de profetas cortando árvores com machados para construir um lugar de reuniões. Um deles deixa cair o ferro do machado na água e fica angustiado pois era emprestado.

 

Eliseu reage perguntando onde tinha caído, quando ele lhe mostrou o lugar Eliseu cortou um galho e jogou ali fazendo o ferro flutuar para superfície. Assim o homem teve de volta o que lhe era custoso.

 

Qual o propósito desta história quando a lemos?

 

A mensagem que esta narrativa deixa claro é:

 

DEUS SE IMPORTA COM O QUE VOCÊ PERDEU!

 

Mesmo que seja um ferro de machado perdido. O que você perdeu? O primeiro amor, a paz, a alegria de viver, o relacionamento, a segurança financeira, a reputação, uma benção? O que se perdeu em sua vida?

 

Tenho uma boa notícia para você! O que for que tenha perdido Jesus realmente se importa e vai ajudá-la a recuperar. E o primeiro passo para recuperar é olhar para o lugar onde deixou cair.

 

A Bíblia diz em Apocalipse 2.5a – “Lembre-se de onde caiu! Arrependa-se e pratique as obras que praticava no princípio.”

 

O ferro do seu machado não está perdido. Deus é Deus de sinais e maravilhas! Aquele homem clamou ao profeta Eliseu e imediatamente o milagre aconteceu. A fé em Deus era a alegria de Habacuque, apesar de momentaneamente questionar se os inimigos de Israel iriam prevalecer. Habacuque orou:

“O Senhor Deus é a minha fortaleza e faz os meus pés como os da corça e me faz andar altaneiramente.” HC 3.19

 

Pedro duvidou que era Jesus andando sobre as águas e exclamou: – se és tu faças que eu ande sobre as águas!  Jesus disse vem e ele foi, mas quando tirou o olhar do sobrenatural e viu as condições do tempo pois era pescador afundou, gritando: Salva-me Senhor e imediatamente Jesus estendendo a mão tomou-o e disse por que duvidasse homem de pequena fé.

Quantas vezes nos deixamos submergir em circunstâncias, questionamentos esquecendo que há um Salvador que deseja nos levantar com sua mão direita. Talvez você esteja duvidando da intervenção do Senhor. Talvez você tenha perdido a fé no filho de Deus.

Aquele que nem mesmo a seu próprio Filho poupou, antes o entregou por todos nós, como não nos dará também com ele todas as coisas? Jesus se importa com você. Ele desafia a lei da gravidade para te devolver aquilo que se perdeu. O que você precisa recuperar?

 

Oração: Pai Amado, o Senhor nos convida neste momento a voltar os olhos para onde caímos. Perdoa-nos Senhor todas as vezes que olhamos as circunstâncias com medo, não confiando no Seu agir. Peço que me ajudes a recuperar (diga o que você precisa recuperar). Obrigado Senhor, por estar perto daqueles que te invocam com sinceridade. Oro no nome de Jesus. Amém.

 

Texto: Mônica Vicente*

 

*Mônica Vicente é evangelista, teóloga, plantadora de igreja, turismóloga, mãe de dois filhos e casada há 38 anos.