Coragem | MULHERES NO ALTAR

“Pois Deus não nos deu espírito de covardia, mas de poder, de amor e de equilíbrio.” (2 Timóteo 1.7).

 

O Apóstolo Paulo escreve esta carta ao jovem Timóteo. Orientando seu ministério que experimentava grande oposição tanto pelos crentes como pelos incrédulos. Paulo o exortou a ser corajoso. Quando permitimos que pessoas nos intimidem, neutralizamos o Poder de Deus em nossa vida.

 

Todas nós temos um ministério concedido por Deus.! O primeiro ministério é a nossa casa, onde somos testadas em todos níveis e dimensões. Muitas vezes somos intimidadas por circunstâncias dentro do lar, nesse momento precisamos ser corajosas.

 

 O que é Coragem?  É a capacidade de agir apesar do medo, do temor e da intimidação. Coragem não significa a ausência do medo, e sim a ação apesar deste.  A coragem se destaca no meio da pressão. É o que presenciamos ao longo de toda Bíblia:

 

No Livro de Êxodo encontramos exemplos de mulheres que não se intimidaram frente às circunstâncias. Sifra e Puá eram parteiras egípcias, Faraó temendo o povo hebreu que se multiplicava, ordena: “Quando vocês ajudarem as hebreias a dar à luz, verifiquem se é menino. Se for, matem-no; se for menina, deixem-na viver”. (Êxodo 1.16) 

 

Porém, apesar da pressão, desobedeceram a Faraó e permitiram que estes recém nascidos vivessem.  Sifra e Puá mostraram grande coragem e amor com Deus arriscando suas vidas. Foram abençoadas por Deus pelo fato de terem salvado a vida de bebês inocentes.

Dentre esses estava Moisés, salvo pela coragem destas parteiras e de sua mãe Joquedebe que o escondeu por três meses e após este tempo colocou-o num cesto de vime as margens do rio Nilo. Joquedebe passou também por momentos de grande pressão, mas agiu apesar do decreto de Faraó, que ordenava jogar todos os meninos no rio Nilo.

 

Quantas vezes nós somos tomadas pelo medo e desanimamos. O que é o medo? 

 

Medo é um sentimento de forte inquietação ou tensão diante de uma situação de perigo ou ameaça. Diante das circunstâncias da vida, de situações extremas podemos agir corajosamente ou sermos paralisadas pelo medo.

 

Joquedebe foi corajosa e determinada, não permitiu que o medo a paralisasse. Sua fé foi operante. Como ela teve esta determinação e coragem? Joquedebe confiou no Poder de Deus entregando seu filho nas Suas mãos protetoras. Deus honrou sua atitude de coragem providenciando alguém para cuidar de Moisés. Precisamos aprender com estas mulheres que Deus é muito maior do que qualquer situação.

Se Deus é por nós quem será contra nós?” (Romanos 8.31). “Quem nos separará do amor de Cristo? Será tribulações, angústias…” (Romanos 8.38,39). “Mas em todas essas coisas somos mais que vencedores, por meio daquele que nos amou”. (Romanos 8.37).

 

Deus está no controle de todas as coisas! Quando cremos nesta verdade ganhamos coragem para enfrentar as circunstâncias adversas com poder, amor e equilíbrio.

 

Oração: Pai Amado a Tua Palavra diz que no amor não existe medo, antes o perfeito amor lança fora todo medo, pois o medo nos traz tormento e aquela que teme não é aperfeiçoada no amor. Oro para que cada mulher seja aperfeiçoada no Teu amor pois não receberam espírito de medo, mas de poder, amor e equilíbrio. Que medo não mais as controle. E a Tua Palavra penetre em cada parte de seu ser, convencendo-as que o Teu amor é maior do que qualquer coisa que tenhamos que enfrentar. Oro no nome de Jesus.