Como Abandonar a Mentira?

“Vocês são filhos do Diabo e querem fazer o que o pai de vocês quer. Desde a criação do mundo ele foi assassino e nunca esteve do lado da verdade porque nele não existe verdade. Quando o Diabo mente, está apenas fazendo o que é o seu costume, pois é mentiroso e é o pai de todas as mentiras”. João 8.44 ACF

 

O que é a Mentira é uma afirmação contrária à verdade. Dar uma informação falsa a alguém, causar ilusão e esconder a verdade. É comum que se pense: “Isso não é nada demais, não estou prejudicando ninguém”. Porém, se olharmos de acordo com as Escrituras Sagradas, que revela princípios de vida a história não é bem assim. Jesus afirma no versículo acima que o pai da mentira é o diabo, desde do princípio.

Você conhece alguém que mente, mente, e quando está falando a verdade ninguém acredita? O mentiroso fica marcado diante dos homens, e diante de Deus.  Estes não herdarão o reino de Deus:

 

“Bem-aventurados aqueles que lavam as suas vestiduras [no sangue do Cordeiro], para que lhes assista o direito à árvore da vida, e entrem na cidade pelas portas. Fora ficam os cães, os feiticeiros, os impuros, os assassinos, os idólatras e todo aquele que *ama e pratica a mentira. Apocalipse 22:14,15 ARA

 

Observamos neste texto, que Jesus não olha a mentira como um pecado diferente dos outros, mas no mesmo patamar. Todos os pecados nos afastarão do seu reino. Todo aquele que ama a mentira, é aquele que mente por prazer e não consegue viver sem mentir; a mentira já está vinculada a seu caráter. E o que pratica, é aquele que mente de vez em quando, mente só quando quer obter benefícios próprios. Para Deus não importa a forma que você está mentindo.

 

O dia da mentira começou no Éden, quando a serpente enganou Eva e consequentemente Adão e gerou a morte. Como podemos dizer que andamos com Deus levando uma vida de: falsidade, fofoca, engano, traição, amando e praticando a mentira?

“Seja, porém, a tua palavra: Sim, sim; não, não. O que disto passar vem do maligno”. (Mateus 5.37, ACF).

 

Como abandonar a Mentira? Praticando a verdade!  Confessando o pecado e o abandonando. Jesus Cristo abençoa a todos que falam a verdade.

 

Oração: Pai Amado decido abandonar toda prática da mentira em minha vida. Ajude-me a falar sempre a verdade. A Tua Palavra é a verdade eu desejo cumpri-la todos os dias da minha vida. oro no nome de Jesus.

 

Texto e Vídeo: Mônica Vicente

 

Mônica Vicente é evangelista, plantadora de Igreja, teóloga, turismóloga, casada há 40 anos, tem dois filhos casados e duas netas.
*grifo nosso