Azenate – A mulher de José

O faraó deu a José o nome de Zafenate-Panéia e lhe deu por mulher Azenate, filha de Potífera, sacerdote de Om. Depois José foi inspecionar toda a terra do Egito. Gênesis 41:45 NVI

 

O texto informa que Azenate foi dada por Faraó como esposa a José, que interpretou os sonhos de Faraó, sob ao Poder de Deus.  Faraó nomeia José como governador sobre todo o Egito, lhe dando um nome egípcio Zafenate- Panéia. José tinha 30 anos e havia vivido 13 anos como escravo. Azenate era filha do sacerdote Potífera, portanto pertencia a classe nobre no Egito. Seu pai era sacerdote de Om (Heliópolis), sumo sacerdote do antigo Egito. Logo fica claro que Azenate cresceu num ambiente pagão sob forte influência da religião egípcia.

 

José teve dois filhos com Azenate: Manassés que significa “aquele que fez esquecer” e Efraim que significa “ser próspero”. Observamos que apesar de Azenate ser egípcia os nomes dos filhos de José eram hebreus o que pode significar que Azenate conheceu Deus através de José. O que aprendemos com essa união?Foi Deus que escolheu Azenate por esposa de José, e não Faraó, e certamente havia algo de especial para Deus a escolher. Assim como Deus te escolheu porque aos olhos do Pai somos amadas e inseridas na família de Deus.

 

Não importa a Deus o tempo da ignorância, não importa qual deus nos servíamos, mas a ação salvífica de Deus é para todos. Azenate convivia com José e certamente como Faraó via nele o Espírito de Deus agir em suas palavras, ações e atitudes. O testemunho é a maior forma de ganharmos pessoas para Jesus, José testemunhou em todos os períodos de sua vida, que servia a Deus e nada o impediria de continuar a amar a Deus e servir com integridade onde o Senhor o havia colocado.

 

Deus estava no controle da vida de José, então como não estaria nessa união? Deus está no controle da sua vida, embora as vezes pareça que as circunstâncias são gigantes indestrutíveis. Talvez seu marido seja incrédulo, mas a Palavra de Deus diz que o marido incrédulo é ganho sem palavra alguma, por meio do seu testemunho e observando o seu honesto comportamento cheio de temor. Azenate com certeza observou o honesto comportamento de seu marido cheio de temor a Deus. Deus nos dá através da Sua Palavra sabedoria para lidarmos com situações conjugais, pois a família está no coração do Pai desde a fundação do mundo.

 

Vamos orar pelo seu casamento?

 

Pai em Nome de Jesus, quero te pedir por cada casamento ou futuro casamento. Conceda a cada mulher o amor que suporta, crê e espera. Que a sabedoria do Alto as envolva para lidar com todas as situações difíceis que estão enfrentando na vida conjugal.  Assim como Azenate venceu todos os obstáculos de cultura, de religião de hábitos diferentes, que o Espírito Santo esteja as orientando e aconselhando como devem agir em cada situação. A benção da mulher sábia esteja sobre cada uma. Oro no nome de Jesus.

 

Texto e Vídeo: Mônica Vicente

 

*Mônica Vicente é evangelista, plantadora de Igreja, teóloga, turismóloga, casada há 39 anos, tem dois filhos casados e duas netas.