Além Da Religiosidade

“Havia em Cesaréia um homem chamado Cornélio, centurião do regimento conhecido como Italiano. Ele e toda a sua família eram piedosos e tementes a Deus; dava muitas esmolas ao povo e orava continuamente a Deus. Certo dia, por volta das três horas da tarde, ele teve uma visão. Viu claramente um anjo de Deus que se aproximava dele e dizia: “Cornélio! ” Atemorizado, Cornélio olhou para ele e perguntou: “Que é, Senhor? ” O anjo respondeu: “Suas orações e esmolas subiram como oferta memorial diante de Deus. Agora, mande alguns homens a Jope para trazerem um certo Simão, também conhecido como Pedro, que está hospedado na casa de Simão, o curtidor de couro, que fica perto do mar”. (Atos 10.1-6 – NVI*)

Cornélio era um homem comum, não era judeu, ou seja não tinha nenhuma “religião”. Mas ele seguia algumas tradições judaicas da época, como a oração.

O interessante é que vemos no texto que além de Cornélio buscar a Deus em oração, ele também dava esmolas. Não só amava a Deus, mas também o próximo.

Deus então viu que Cornélio queria ir além, queria algo a mais de Deus…Então Deus enviou um anjo e falou sobre alguém que também buscava algo a mais de Deus, que era o Apóstolo Pedro.

Notamos então algo em comum em Pedro e Cornélio. Eles buscavam algo a mais de Deus, queriam ir além dos atos religiosos. Queriam os planos de Deus para eles.

E nós temos ido além da nossa “religiosidade” ou temos nos contentado com nossas práticas engessadas. Da oração diária, jejum algumas vezes na semana, ir á igreja picar o cartão? Tudo isso é muito bom e deve ser feito, mas podemos oferecer mais.

Por exemplo o seu jejum, dê a comida que você não vai comer para alguém que você sabe que não tem o que comer. No seu período de oração, além de orar a sós com Deus, ligue para alguém e ore junto com essa pessoa, além de ir á igreja, faça uma visita! Vá além…

Ore: Senhor eu quero me dispor, eu desejo ir além. Me ajude, eu me disponho, me tira desta falsa religiosidade, em Nome de Jesus! Amém!

Texto: Vivian C. Thomazinho Vicente

*Tradução: Nova Versão Internacional