Acsa – Peça e receberá!

“Disse Calebe: A quem derrotar Quiriate-Sefer e a tomar, darei minha filha Acsa por mulher. Tomou-a, pois, Otniel, filho de Quenaz, irmão de Calebe; este lhe deu a filha Acsa por mulher.  Quando Acsa foi a Otniel, ele insistiu com ela para que pedisse um campo ao pai dela; e ela apeou do jumento; então, Calebe lhe perguntou: Que desejas? Respondeu ela: Dá-me um presente; deste-me terra seca, dá-me também fontes de água. Então, lhe deu as fontes superiores e as fontes inferiores.” Josué 15:16-19 RA

 

Acsa viveu numa época em que as mulheres não escolhiam seus maridos, eram escolhidos por seus pais. Acsa provavelmente deveria ser bonita ao ponto de seu pai Calebe oferecê-la como recompensa a quem conquistasse uma cidade habitada por gigantes, que teriam que ser derrotados. Por outro lado, Otniel deveria ser um bravo guerreiro, enamorado talvez de Acsa, pois não teve medo de enfrentar estes gigantes. Acsa confiava em seu pai, homem temente a Deus que verdadeiramente a amava. Recebeu de presente de seu pai um pedaço de terra, porém estas eram áridas sem fontes de água. Então foi de encontro ao pai e pediu:

 

…dá-me também fontes de água. Então ele lhe deu as fontes superiores e inferiores. (vs.19 b).

 

Acsa recebeu de seu pai aquilo que havia pedido. Calebe sabia que aquelas terras iriam ser bem cuidadas. Acsa rejeitara outro deserto em sua vida, pois nasceu e viveu no deserto, ela queria mais, e sabia que a água era o principal meio para se obter a produção de uma farta colheita.  Enquanto muitas mulheres se conformam com terras secas, com aridez, desérticas, outras vão em busca daquilo que falta. E você? O que desejas?

 

A breve história de Acsa, nos faz lembrar como é forte o amor de um pai. Acsa ensina-nos como devemos nos portar diante de um pedido de oração. Ela e Otniel reconheceram sua necessidade, foram específicos no pedido: fontes de água. Ela sabia a quem fazer o pedido, ao pai que a conhecia desde bebê. Muito mais o nosso Pai Celestial sabe o que precisamos antes de pedir.

 

Acsa Reconheceu as bençãos que já tinha recebido, as terras, porém necessitava de água. Acsa tomou uma decisão e foi objetiva em seu pedido. Ela não hesitou em buscar aquilo que necessitava. Peçam, e lhes será dado; busquem, e encontrarão…. (Mateus 7.7ª)  Acsa recebeu mais daquilo que pediu, as fontes superiores e inferiores, porque o Senhor é capaz de fazer infinitamente mais do que tudo o que pedimos ou pensamos (Efésios 3.20).

 

Do mesmo modo nosso Pai Celestial se importa conosco. Vamos aprender com Acsa a reconhecermos nossa real necessidade, sermos específicas no pedido ao Pai com um coração grato, não se esquecendo de nenhum de seus benefícios para conosco.

 

Oração :Pai  Amado a tua palavra diz que se pedirmos alguma coisa segundo a tua vontade, o Senhor nos ouvirá. E se sabemos que o Senhor nos ouve em tudo o que pedimos, sabemos que temos o que pedimos. Te louvamos e Te agradecemos Pai pelo teu infinito amor para cada uma de nós. Oro no nome de Jesus.

 

 

Texto e Vídeo: Mônica Vicente

 

Mônica Vicente é evangelista, plantadora de Igreja, teóloga, turismóloga, casada há 39 anos, tem dois filhos casados e duas netas.