A Viúva de Sarepta, Uma Mulher de Fé

“Pois assim diz o Senhor, o Deus de Israel: ‘A farinha na vasilha não se acabará e o azeite na botija não se secará até o dia em que o Senhor fizer chover sobre a terra’ “. (1 Reis 17:14 – NVI*)

 

Nos territórios entre Tiro e Sidon, hoje o território do Líbano, havia uma viúva muito pobre, durante o período de seca e fome. A Bíblia não cita seu nome, mas se fez conhecida pela sua fé. Mediante a escassez e à crise espiritual de Israel vivenciada, através da idolatria do rei Acabe e Jezabel. Deus envia o profeta Elias para a cidade de Sarepta, que era um centro de adoração ao deus Baal, para ali sustentá-lo, através de uma viúva. Elias, parte para Sarepta, encontra a viúva colhendo gravetos.

 

Elias pede água e pão, a resposta dessa viúva foi de desespero, pois aquela seria a última refeição dela e do seu filho. Foi um teste de fé! Visto que só tinha farinha para mais uma refeição. Mas, Elias responde: Não temas, vai e faz para mim o bolo pequeno e o outro para você e seu filho. E profetiza em meio a escassez o versículo que lemos acima. Esta era a fé que faltava para aquele povo. A viúva contrariando todas as expectativas lógicas, age com fé, crendo que Deus era poderoso para suprir aquilo que lhe faltava, consequentemente experimentou o cuidado e a provisão divina durante toda a estiagem.  Ela agiu pela fé, pois a fé é ação!

 

“Ela foi e fez conforme Elias lhe dissera. E aconteceu que a comida durou todos os dias para Elias e para a mulher e sua família.
Pois a farinha na vasilha não se acabou e o azeite na botija não se secou, conforme a palavra do Senhor proferida por Elias.” 1 Reis 17.15,16

 

Vivemos dias de incertezas, dias de medo, pandemia, desemprego e dias que vão além do que o ser humano poderia imaginar. A única coisa que podemos fazer é agir pela fé. A razão é inimiga da fé. Apesar do cenário de fome e escassez, a viúva contrariando todo entendimento humano, agiu pela fé na Palavra de Deus, que supre todas as necessidades daquela que crê.

 

E você? Qual a sua posição em meio a escassez? O que tem faltado na sua vida?  A viúva de Sarepta deixa uma valiosa lição: a Fé.  A confiança dessa mulher na Palavra de Deus, nos encoraja a entregar a Ele tudo que temos, crendo em sua fidelidade para conceder aquilo que precisamos.

 

Vamos aprender com essa Mulher de Fé: Ouça o que a Palavra de Deus fala a respeito do que está em escassez na sua vida.

 

Você crê?

 

“Assim também ocorre com a palavra que sai da minha boca: Ela não voltará para mim vazia, mas fará o que desejo e atingirá o propósito para o qual a enviei”. (Isaías 55.11 – NVI*)

 

Oração :Pai Amado, Graças Te dou por receberes de braços abertos as minhas petições. Creio que nunca faltará a Tua presença na minha vida. Creio que o Senhor suprirá todas as minhas necessidades em Cristo Jesus. Oro no nome de Jesus.

 

Texto e Vídeo: Mônica Vicente

 

*Mônica Vicente é evangelista, teóloga, plantadora de Igreja, turismóloga. Casada há 39 anos, tem dois filhos casados e duas netas.