A unção do Espírito Santo: O exemplo de Pedro

“15 Depois de comerem, Jesus perguntou a Simão Pedro: “Simão, filho de João, você me ama mais do que estes?” Disse ele: “Sim, Senhor, tu sabes que te amo”. Disse Jesus: “Cuide dos meus cordeiros”. 16 Novamente Jesus disse: “Simão, filho de João, você me ama?” Ele respondeu: “Sim, Senhor, tu sabes que te amo”. Disse Jesus: “Pastoreie as minhas ovelhas”. 17 Pela terceira vez, ele lhe disse: “Simão, filho de João, você me ama?” Pedro ficou magoado por Jesus lhe ter perguntado pela terceira vez “Você me ama?” e lhe disse: “Senhor, tu sabes todas as coisas e sabes que te amo”. Disse-lhe Jesus: “Cuide das minhas ovelhas. 18 Digo-lhe a verdade: Quando você era mais jovem, vestia-se e ia para onde queria; mas quando for velho, estenderá as mãos e outra pessoa o vestirá e o levará para onde você não deseja ir”. 19 Jesus disse isso para indicar o tipo de morte com a qual Pedro iria glorificar a Deus. E então lhe disse: “Siga-me!” 20 Pedro voltou-se e viu que o discípulo a quem Jesus amava os seguia. (Este era o que estivera ao lado de Jesus durante a ceia e perguntara: “Senhor, quem te irá trair?”).”  (João 21.15-21, NVI).

 

Um novo homem. Pedro tornou-se uma pessoa diferente, não apenas depois de andar com Jesus, ser um discípulo e um apóstolo, mas quando recebeu o Espírito Santo em sua vida. Apesar disso, Pedro recebeu uma nova identidade, o chamado de Jesus, abandonou tudo por Jesus, confessou Jesus e aparentemente amou Jesus.

 

No entanto, quando sua vida vou colocada em xeque com a de Jesus, ele optou pela sua, e negou Jesus por três vezes. Ao galo cantar e Jesus olhar para ele, ele caiu em si e saiu daquele lugar chorando amargamente. Tudo porque percebeu que não amava Jesus acima da própria vida.

 

Pedro apenas conseguiu amar Jesus quando recebeu o Espírito Santo, tendo nascido de novo e sendo batizado com Espírito Santo. A partir daí tornou-se um homem destemido, sem medo de professar publicamente o nome de Jesus.

Não importa a nossa personalidade e nosso temperamento, mas que podem ser moldados por Deus para sua glória, como o exemplo de Pedro revela um pescador de homens que continuou a obra de Cristo e fez feitos maiores do que Jesus no poder do nome de Jesus.

 

Oração: Pai em nome de Jesus que eu possa me entregar por completo, até a minha vida por Ti, como Pedro fez no final de sua vida. Amém!

 

Texto e vídeo: Thiago Vicente*.

*Thiago Vicente (Instagram: @thigvi) é o idealizador e fundador do MENSAGEM DIÁRIA, pastor, reverendo, teólogo, professor de educação física, personal trainer, especialista em fisiologia do exercício, mestre com aprovação com louvor na área de Bíblia, plantador de igrejas, casado há 12 anos e tem duas filhas.