A Rainha de Sabá – Você Necessita de Sabedoria?

A rainha de Sabá soube da fama que Salomão tinha alcançado, graças ao nome do Senhor, e foi a Jerusalém para pô-lo à prova com perguntas difíceis. Quando chegou, acompanhada de uma enorme caravana, com camelos carregados de especiarias, grande quantidade de ouro e pedras preciosas, foi até Salomão e lhe fez todas as perguntas que tinha em mente. Salomão respondeu a todas; nenhuma lhe foi tão difícil que não pudesse responder. (1 Reis 10.1-3, NVI)

 

O Rei Salomão era o homem mais sábio de toda terra. A rainha de Sabá, soube da fama do rei Salomão, advinda de seu relacionamento com Deus e se deslocou aproximadamente 2.300 kms, para o colocar a prova com perguntas difíceis. Sabá era um território ao sul da Península Arábica, entre a Ásia e a África, possuía o controle de rotas comerciais, exportando perfumes e finas especiarias para toda região. Acostumada com a literatura árabe famosa pelos seus provérbios e enigmas, a Rainha o colocou a prova.

 

A Bíblia termina a história narrando que Salomão respondeu a todas as perguntas feitas por ela. Não sabemos quais os tipos de perguntas. Talvez a rainha buscasse respostas, as perguntas que guardava no íntimo de seu coração. Mas o importante é que Deus assegurou que todas fossem respondidas. Ela reconheceu que a sabedoria e a riqueza foram bençãos de Deus: “Bendito seja o Senhor, o teu Deus, que se agradou de ti e te colocou no trono de Israel. Por causa do amor eterno do Senhor para com Israel, ele te fez rei, para manter a justiça e a retidão”1 Reis 10:9NVI

 

Aprendemos com o texto algumas questões:

 

1-Não sabemos se a Rainha de Sabá se tornou seguidora de Deus, pois reconhecer a existência de Deus, não significa ter um relacionamento com Ele. Esse relacionamento é somente através de Jesus Cristo.

2-A Rainha de Sabá, fez todas as perguntas a Salomão e obteve todas as respostas que ansiava. Pessoas que não conhecem a Jesus muitas vezes tem questionamentos a respeito Dele e até tentarão nos desafiar com perguntas difíceis. Estamos preparadas para responder? (1 Pedro 3.15)

3-Assim como a Rainha de Sabá, fez todas as perguntas que guardava no íntimo de seu coração, a Salomão, você também pode exprimir com franqueza, as perguntas de seu coração. Nada funciona direito em nossa vida ou em nossos relacionamentos se não buscarmos a sabedoria de Deus e andarmos nela.  As coisas de Deus, só são discernidas no espírito.

 

Sabedoria significa: percepção e entendimento claros. Significa aplicar a verdade em todas as situações. É discernir o certo do errado. É fazer a escolha certa ou tomar a decisão correta. E só Deus sabe qual é! É por isso que devemos buscar a sabedoria de Deus, não podemos viver sem ela. Busque o conselho de Deus manifestado em Sua Palavra.

 

Você necessita de sabedoria?

 

Se algum de vocês tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá livremente, de boa vontade; e lhe será concedida.” Tiago 1:5 NVI

 

Oração: Pai Amado dá-nos sabedoria em tudo que fomos fazer, buscando conselhos no temor do Senhor e a nunca procurar quaisquer respostas no mundo. Com a sabedoria edificaremos nossa casa. Senhor somente em Ti estão todos os tesouros da sabedoria e do conhecimento. Ajuda-nos a descobrir estes tesouros. Oro no nome de Jesus.

 

Texto e Video: Mônica Vicente

 

*Mônica Vicente é evangelista, plantadora de Igreja, teóloga, turismóloga, casada há 39 anos, tem dois filhos casados e duas netas.