A Parábola do Semeador//TODAS AS PALAVRAS DE JESUS// Thiago Vicente

“Portanto, ouçam o que significa a parábola do semeador: Quando alguém ouve a mensagem do Reino e não a entende, o Maligno vem e lhe arranca o que foi semeado em seu coração. Este é o que foi semeado à beira do caminho. Quanto ao que foi semeado em terreno pedregoso, este é aquele que ouve a palavra e logo a recebe com alegria. Todavia, visto que não tem raiz em si mesmo, permanece por pouco tempo. Quando surge alguma tribulação ou perseguição por causa da palavra, logo a abandona .quanto ao que foi semeado entre os espinhos, este é aquele que ouve a palavra, mas a preocupação desta vida e o engano das riquezas a sufocam, tornando-a infrutífera. E, finalmente, o que foi semeado em boa terra: este é aquele que ouve a palavra e a entende, e dá uma colheita de cem, sessenta e trinta por um” .       Mateus 13:18-23 (NVI)

 

Na explicação da Parábola, Jesus vai fazer uma análise da reação das pessoas à Palavra do Evangelho que é a semente. Cada tipo de ouvinte é um terreno que reage de maneira diferente. O terreno representa o coração. O discurso de Jesus é um convite a todos que desejam ser frutíferos a mensagem. A semente que caiu a beira do caminho, demonstra a indiferença, a falta de entendimento espiritual deixando a semente exposta a dúvida e incredulidade. A semente que caiu em terreno pedregoso confronta a renúncia a velha maneira de viver em prol  da nova maneira de vida em Cristo Jesus, isto faz com que a semente se torne infrutífera.

 

A semente que caiu entre espinhos são aqueles preocupados com as coisas materiais e com as riquezas que impedem a Palavra de frutificar. A semente que caiu em boa terra são aqueles onde a Palavra encontra um coração propício, ensinável e cheio de fé. Recebe a palavra e permite a frutificação da semente. Permite se despir do velho homem e se reveste do novo homem criado a imagem e semelhança de Deus. Estes são os verdadeiros discípulos que apesar das aflições do mundo, tem bom animo. Eles têm a convicção que a vitória que vence o mundo é a fé em Jesus Cristo e na sua obra na Cruz. Não basta ouvir e guardar! É preciso espalhar, semear no mundo o Reino de Deus.

 

Oração: Pai Amado, oramos para que cada ouvido esteja aberto para ler e receber a Tua Palavra como fonte de vida, orientação e libertação das preocupações materiais, do engano da riqueza, dos temores do presente e da preocupações desta vida, para que forme dentro de nós o Teu Reino e assim possamos semear a Tua Palavra a 100,60 e trinta por um”. Oro no nome de Jesus.

 

Texto e Vídeo: Mônica Vicente

 

*Mônica Vicente é evangelista, Plantadora de Igreja, teóloga, turismóloga, casada há 39 anos, tem dois filhos casados e duas netas.