A MULHER DE LÓ – A DESOBEDIENTE

“E a mulher de Ló olhou para trás e converteu-se em uma estátua de sal”. (Gênesis 19.26 – RA)

 

Todos já ouviram falar desta mulher: a Mulher de Ló. A Bíblia não fala muito sobre ela, mas lemos o suficiente para saber que não queremos ter o mesmo fim trágico que ela teve: virou uma estátua de sal. Seu marido se chamava Ló era sobrinho de Abraão. O pai dele era irmão de Abraão e morreu antes da família sair de Ur dos caldeus, e Ló o acompanhou. Abraão e Ló se tornaram homens muito ricos ao ponto de seus rebanhos aumentarem tanto que tiveram que se separar. Abraão deixou Ló escolher para onde queria ir e o sobrinho escolheu o que parecia ser a melhor terra e partiu na direção de Sodoma.

 

Anos se passaram e Deus resolveu destruir Sodoma, os homens de Sodoma eram extremamente perversos e pecadores. (Gênesis 13.13).Ló recebe em sua casa dois anjos que lhe anunciam a destruição de Sodoma e ordenam que saia depressa da cidade com sua família. Os genros riram desta ordem, não acreditaram. Ló hesitou em sair e os anjos o agarraram pela mão com sua esposa e filhas, pois o Senhor teve misericórdia deles. Ao deixarem a cidade os anjos deram uma ordem: não olhem para trás e fujam para o alto das montanhas para não morrerem. Então o Senhor destruiu as cidades de Sodoma e Gomorra. A mulher de Ló já estava distante da cidade, porém não obedeceu a ordem dos anjos e teve este fim trágico.

 

Jesus a cita em seus ensinamentos: “Lembre-se da mulher de Ló!” Quem tentar preservar sua vida a perderá e quem perder sua vida por mim a preservará. (Lucas 17.32,33) Jesus estava falando de sua segunda vinda. Alertava os discípulos, e hoje Ele nos adverte: Lembre-se da Mulher de Ló! Não olhe para trás. O que é o olhar para trás? Pode significar falta de fé, incredulidade nas promessas de Deus, cobiça, saudade dos valores do mundo. Mas sobretudo, olhar para trás é não valorizar aquilo que Deus nos deu, procurar algo com melhor aparência aos nossos olhos. A mulher de Ló desobedeceu olhou para trás e viu que suas riquezas tinham virado cinzas. Quando Deus, realmente, faz parte de nossa vida nada nos falta: “O Senhor é meu Pastor, de nada tenho falta” (Salmo 23.1).

 

Fomos libertas do pecado, recebemos uma nova vida em Jesus, mas muitas vezes voltamos para trás quando acusamos, falamos mal, julgamos, murmuramos, guardamos mágoas, ressentimentos, falta de perdão e assim satisfazemos o desejo da carne. Precisamos fazer uma clara decisão e olhar para frente, o passado já passou, não importa o que você fez ou quem você é, não podemos olhar para trás, corremos o risco de também nos transformarmos numa estátua de sal. Paulo adverte : não andem mais na inutilidade de seus pensamentos…renovem o modo de pensar…revistam-se  do novo homem  criado para ser semelhante a Deus (Efésios 4.17,23,24).

 

O mundo em que vivemos hoje é mau e corrompido, cheio de maldade e vícios. A mulher de Ló é um monumento que Deus erigiu para que as pessoas olhassem para a consequência do pecado: a morte. Devemos nos lembrar da Mulher de Ló Jesus disse: “Todo aquele que põe a mão no arado e olha para trás não está apto para o Reino de Deus” (Lucas 9. 62).

 

Você está disposta a abrir mão de seus bens e prazeres, sair da zona de conforto, olhar para frente a fim de obedecer a Deus?

Vamos declarar Filipenses 3.13,14: Uma coisa eu faço; esquecendo-me para as coisas que para trás ficaram e avançando para as que estão diante de mim, prossigo para o alvo, para o prêmio da soberana vocação em Cristo Jesus.  Oração: Pai eu oro por cada vida que se encontra presa ao seu passado, que sejam libertas de mágoas, ressentimentos, enganos, mentiras, vícios e de toda fortaleza de satanás. Em nome de Jesus sejam libertas para te obedecer e seguir em frente vivendo segundo Seus planos e propósitos. Oro no nome de Jesus.

 

Texto e Vídeo: Mônica Vicente

 

*Mõnica Vicente é evangelista, teóloga, plantadora de Igreja, turismóloga. Casada há 29 anos tem dois filhos casados e duas netas.