…disseram a Jesus: Mestre, esta mulher foi apanhada em flagrante adultério. E na lei nos mandou Moisés que tais mulheres sejam apedrejadas; tu, pois, que dizes? Isto diziam eles tentando-o, para terem de que o acusar. Mas Jesus, inclinando-se, escrevia na terra com o dedo. Como insistissem na pergunta, Jesus se levantou e lhes disse: Aquele que dentre vós estiver sem pecado seja o primeiro que lhe atire pedra. João 8:4-7 (ARA)
A mulher foi pega em flagrante num ato de adultério. A lei mosaica proibia o adultério e o castigo era aplicado tanto ao homem como a mulher: morte por apedrejamento. Entretanto enquanto esta mulher enfrentava a sentença de morte o homem com quem se envolvera saia livre. Os escribas e fariseus queriam armar uma armadilha para Jesus.
Jesus respondeu a cada um que atirasse a primeira pedra aquele que não tivesse pecado, expondo a cada líder religioso o seu próprio pecado. A questão é: O que a Igreja, o que nós, estabelecemos diante de mulheres e homens que erram, que pecam? Todos cometem erros. Você comete e eu também. Devemos reconsiderar nossas atitudes e ações em relação a pessoas que praticam atos incorretos. Frequentemente somos rápidas em condenar quando alguém peca. As Escrituras revelam que Jesus não foi enviado ao mundo para condenar e sim para salvar. (João 3.17)
A resposta a esta questão é: A Igreja e cada um de nós temos que viver segundo o exemplo e princípios de Jesus Cristo e não pelos valores da sociedade, somos governados não pela cultura dessa geração que não crê mais em verdades absolutas, mas pela Palavra de Deus. Jesus estabeleceu o nosso padrão: Ele veio para buscar e salvar o perdido. (Lucas 19.10) Este deve ser nosso padrão. Qual foi a resposta de Jesus aquela mulher adúltera? Um novo começo!
“Mulher, onde estão aqueles teus acusadores? Ninguém te condenou? Respondeu ela: Ninguém, Senhor! Então, lhe disse Jesus: Nem eu tampouco te condeno; vai e não peques mais.” João 8:10,11
Você pode estar vivendo com um peso resultante de um erro cometido. Pode não saber com quem falar na Igreja ou com amigos. A resposta de Jesus para você não é de condenação, mas de convite: “Eu sou a luz do mundo; quem me segue não andará nas trevas; pelo contrário, terá a luz da vida.” João 8:12
Jesus oferece um novo começo para você: Segui-lo.
Vamos orar:
Jesus, creio que Tu és aquele que veio para buscar e salvar o perdido. Perdoa-me e salva-me dos meus pecados. Eu te recebo como meu único e suficiente Salvador, desejo segui-lo todos os dias da minha vida. Obrigada Senhor por um novo recomeço andando na luz que emana do teu grande amor.
Texto e Vídeo: Mônica Vicente
Mônica Vicente é evangelista, teóloga, turismóloga, plantadora de Igreja, casada há 39 anos. Tem dois filhos casados e duas netas.