A cobra tinha pernas em Gênesis 3?

Gênesis 3.14 (NVI): “14 Então o SENHOR Deus declarou à serpente: “Uma vez que você fez isso, maldita é você entre todos os rebanhos domésticos e entre todos os animais selvagens! Sobre o seu ventre você rastejará, e pó comerá todos os dias da sua vida.”

 

Existem muitas lendas e mitos sobre o livro de Gênesis. Uma delas é que o fruto proibido era maça. E outra, é que a cobra (serpente) teria pernas antes de ser amaldiçoada por Deus. Vamos fazer analisar o texto bíblico para descobrir!

Esse mito de que a cobra teria pernas, vem por causa da maldição que ela sofreu por ter enganado a Eva e assim a conduziu a comer da árvore do conhecimento do bem e do mal. A primeira parte que a cobra, o animal, sofreu ao ter enganado Eva, foi que ela seria maldita entre todos os animais terrestres que existem na terra. Não podemos brincar com maldição, maldição não é uma coisa boa, é uma coisa totalmente ruim que prende, impede um ser de avançar e de ser bem-sucedido. De sempre algo dar errado.

A segunda parte da maldição, seria na verdade a consumação da primeira, a cobra seria maldita, porque rastejaria sobre seu ventre  e comeria do pó da terra, ambos todos os dias de sua vida. Porque ela rastejaria, existe uma dedução de que antes dessa maldição, ela não rastejava, e por não rastejar ela teria pernas. Bem, o texto bíblico não diz explicitamente que a cobra tinha pernas, mas por que iria rastejar sobre o ventre, como consequência da maldição, chegou-se até esse veredito.

 

E você o que acha? Realmente, a cobra parecia mais um lagarto, uma salamandra, antes de induzir Eva a pecar?  E afinal, a cobra (serpente) do livro de Gênesis era apenas um animal? Essa resposta deixamos para semana que vem!

 

Oração: Pai que através do exemplo de Adão, Eva e da cobra possamos entender que todo pecado gera uma maldição, que impede de prosperarmos e sermos tudo aquilo que o SENHOR planejou. Que eu viva em santidade pela fé em Jesus e receba assim de todas as bençãos que Ele consquistou por mim. Amém!

Texto e vídeo: Thiago Vicente.

 

*Thiago Vicente (Instagram: @thigvi) é o idealizador e fundador do MENSAGEM DIÁRIA, pastor, reverendo, teólogo, professor de educação física, personal trainer, especialista em fisiologia do exercício, mestre com aprovação com louvor na área de Bíblia, Doutorando na mesma área, plantador de igrejas, casado há 12 anos e tem duas filhas.