Gênesis 3.14 (NVI): “14 Então o SENHOR Deus declarou à serpente: “Uma vez que você fez isso, maldita é você entre todos os rebanhos domésticos e entre todos os animais selvagens! Sobre o seu ventre você rastejará, e pó comerá todos os dias da sua vida.”
Existem muitas lendas e mitos sobre o livro de Gênesis. Uma delas é que o fruto proibido era maça. E outra, é que a cobra (serpente) teria pernas antes de ser amaldiçoada por Deus. Vamos fazer analisar o texto bíblico para descobrir!
Esse mito de que a cobra teria pernas, vem por causa da maldição que ela sofreu por ter enganado a Eva e assim a conduziu a comer da árvore do conhecimento do bem e do mal. A primeira parte que a cobra, o animal, sofreu ao ter enganado Eva, foi que ela seria maldita entre todos os animais terrestres que existem na terra. Não podemos brincar com maldição, maldição não é uma coisa boa, é uma coisa totalmente ruim que prende, impede um ser de avançar e de ser bem-sucedido. De sempre algo dar errado.
A segunda parte da maldição, seria na verdade a consumação da primeira, a cobra seria maldita, porque rastejaria sobre seu ventre e comeria do pó da terra, ambos todos os dias de sua vida. Porque ela rastejaria, existe uma dedução de que antes dessa maldição, ela não rastejava, e por não rastejar ela teria pernas. Bem, o texto bíblico não diz explicitamente que a cobra tinha pernas, mas por que iria rastejar sobre o ventre, como consequência da maldição, chegou-se até esse veredito.
E você o que acha? Realmente, a cobra parecia mais um lagarto, uma salamandra, antes de induzir Eva a pecar? E afinal, a cobra (serpente) do livro de Gênesis era apenas um animal? Essa resposta deixamos para semana que vem!
Oração: Pai que através do exemplo de Adão, Eva e da cobra possamos entender que todo pecado gera uma maldição, que impede de prosperarmos e sermos tudo aquilo que o SENHOR planejou. Que eu viva em santidade pela fé em Jesus e receba assim de todas as bençãos que Ele consquistou por mim. Amém!
Texto e vídeo: Thiago Vicente.