A caminhada de Jacó, o co-herdeiro da promessa

Hebreus 11.8-9 (NVI):8 Pela fé Abraão, quando chamado, obedeceu e dirigiu-se a um lugar que mais tarde receberia como herança, embora não soubesse para onde estava indo. Pela fé peregrinou na terra prometida como se estivesse em terra estranha; viveu em tendas, bem como Isaque e Jacó, co-herdeiros da mesma promessa.” [1]

 

Continuamos com a série de mensagens sobre “a caminhada de fé dos patriarcas”, agora com Jacó. Jacó é o co-herdeiro da promessa, assim como somos co-hedeiros com Cristo das promessas de Deus.

 

Jacó era filho de Isaque, o segundo filho. Ele é irmão gêmeo de Esaú, que nasceu primeiro, mas com Jacó agarrado em seu calcanhar. Mas mesmo antes deles nascerem, ele tinha uma promessa que a benção de Abraão estava sobre ele.

 

Mesmo assim, como seu nome era Jacó, enganador, ele engana seu irmão duas vezes, seu pai, para conseguir a benção que tanto buscava desde o seu nascimento. No entanto, temos que saber que aquilo que plantamos colhemos (Gálatas 6.7), por isso as promessas de Deus não são revogadas com nossos erros, no entanto iremos viver a consequência das nossas atitudes.

 

Jacó teve que fugir sem nada, “com uma mão na frente e outra atrás”, para chegar a casa de um homem que era dez vezes mais enganador do que ele, seu futuro sogro Labão. Engana Jacó desde sua chegada até sua saída, e faz Jacó sair fugido de seu lar com sua família e pertences.

Para só então, depois de 20 anos começar a viver a promessa de Deus da terra prometida sobre a sua vida. No entanto, teria que enfrentar também a fúria de seu irmão, e sabia que para isso precisava da benção de Deus. Como é característica da sua vida, ele luta mais uma vez para conseguir a benção, até que Deus muda seu nome para Israel.

 

Jacó, sai de Peniel mancando para encontrar seu irmão Esaú, de forma diferente, humilde e como servo. Faz as pazes com irmão, e segue para terra que Deus lhe deu por promessa, e ali até que enfim, ergue um altar para agora o seu Deus: O SENHOR DEUS DE ISRAEL.

 

Oração:  Pai eu quero viver as suas promessas em minha vida, e não quero plantar errado para não precisar sofrer desnecessariamente, então me rendo a Tua vontade que será completa na minha vida pela graça de Deus mediante a fé que coloque em Jesus nessa caminhada. Em nome de Jesus. Amém!

 

Texto: Thiago Vicente*

*Thiago Vicente (Instagram: @thigvi) é o idealizador e fundador do MENSAGEM DIÁRIA, pastor, reverendo, teólogo, professor de educação física, personal trainer, especialista em fisiologia do exercício, mestre com aprovação com louvor na área de Bíblia, plantador de igrejas, casado há 12 anos e tem duas filhas.
[1] Nova Versão Internacional. (2001). (Hb 11.8–9). São Paulo: Sociedade Bíblica Internacional.