ANA – Entregue Todos Seus Planos ao Senhor

Havia certo homem de Ramataim, zufita, dos montes de Efraim, chamado Elcana, filho de Jeroão, neto de Eliú e bisneto de Toú, filho do efraimita Zufe.
Ele tinha duas mulheres; uma se chamava Ana, e a outra Penina. Penina tinha filhos, Ana, porém, não tinha.1 Samuel 1:1,2 NVI

 

Ana vivia sob a dura realidade de ser estéril e convivia sob a forte opressão de Penina sua rival.  A Bíblia narra que Ano após ano Elcana e Ana subiam ao templo para fazer sacrifícios ao Senhor, Elcana dava porções a Penina e seus filhos, mas Ana dava porções dupla. Mas ela não comia e chorava muito, pois sua rival nesse período a provocava muito. Há quantos anos Ana sofria? Não se sabe.

 

Ana se sentia muito pressionada. Todas nós também já experimentamos certos tipos de pressão. Porém O mais importante é como lidamos com ela. A palavra de Deus diz em Provérbios 3.5,6:Confie no Senhor de todo o seu coração e não se apoie em seu próprio entendimento; reconheça o Senhor em todos os seus caminhos, e ele endireitará as suas veredas. Este poderia ser o versículo chave em nossa vida. Ele descreve uma parceria de mão dupla entre nós e Deus. Nossa parte é fazer cessar nossa atuação, nosso eu, e admitir a vontade de Deus então Deus realizará a sua parte que é endireitar nossos caminhos.

 

O que Ana fez em sua angústia? Ana estando em Siló, certo dia se levantou e com amargura de alma orou ao Senhor no templo. Ana abriu seu coração ao Senhor por meio de uma oração silenciosa. O sacerdote Eli interpretou mal seu comportamento e achou que estava embriagada. Mas após a sua oração ela confiou ao Senhor, entregou seu caminho a Ele. Essa atitude mudou sua vida a Bíblia narra que após essa oração ela seguiu seu caminho, comeu e seu semblante não era mais triste.

 

O Senhor respondeu a oração de Ana. Ela concebeu um filho e o entregou ao Senhor para servi-lo.  Abençoou o Senhor a Ana e ela concebeu três filhos e duas filhas. O que aprendemos com Ana? Antes de prosseguirmos em nossas decisões ou simplesmente agirmos por nós mesmas, precisamos rasgar nosso coração na presença do Senhor (Ana tinha excesso de ansiedade e aflição) confiar e entregar todos nossos caminhos e somente Deus tem o poder de mudar nossa história, assim como Ele fez com Ana.

 

Talvez você esteja sofrendo por excesso de ansiedade, esteja aflita, amargurada de alma. Entregue todos seus planos ao Senhor.

 

Vamos orar: Pai em nome de Jesus entrego todas minhas fraquezas, angústias, desejos, vontade, na Tua mão reconhecendo que o Senhor governa minha vida e endireitará todos meus caminhos concedendo sabedoria do que devo fazer. Oro no nome de Jesus.

 

Texto e Vídeo: Mônica Vicente

 

Mônica Vicente é evangelista, plantadora de Igreja, teóloga, turismóloga, casada há 39 anos, tem dois filhos casados e duas netas.