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Atos Dos Apóstolos - Parte II

Publicado: Sábado, 03 Fevereiro 2018 08:23

"Estêvão, homem cheio da graça e do poder de Deus, realizava grandes maravilhas e sinais entre o povo. Contudo, levantou-se oposição dos membros da chamada Sinagoga dos Libertos, dos judeus de Cirene e de Alexandria, bem como das províncias da Cilícia e da Ásia. Esses homens começaram a discutir com Estêvão, mas não podiam resistir à sabedoria e ao Espírito com que ele falava. Então subornaram alguns homens para dizerem: "Ouvimos Estêvão falar palavras blasfemas contra Moisés e contra Deus". Com isso agitaram o povo, os líderes religiosos e os mestres da lei. E, prendendo Estêvão, levaram-no ao Sinédrio. Ali apresentaram falsas testemunhas que diziam: "Este homem não pára de falar contra este lugar santo e contra a lei. Pois o ouvimos dizer que esse Jesus, o Nazareno, destruirá este lugar e mudará os costumes que Moisés nos legou". Olhando para ele, todos os que estavam sentados no Sinédrio viram que o seu rosto parecia o rosto de um anjo." (Atos dos Apóstolos 6.8-15 - NVI*)

B. Poder: A palavra é usada 118 vezes no novo testamento, e no seu sentido geral, quer dizer capacidade inerente de Deus, para realizar algo proveitoso físico, espiritual, político e intelectual. Além de estar ligada exousia (autoridade), sendo assim, não age independentemente, mas segundo aquele que o designou, ou conferiu autoridade. No sentido específico do capítulo 6 de Atos refere-se ao poder de Deus, celestial, milagroso que leva a salvação, no caso de Estevão este poder era revelado pela sua pregação, por isso, ninguém podia resisti-lo. Tal referencia era somente comum no livro de Atos, aos Apóstolos3 .

II. SINAGOGA DOS LIBERTOS, CIRINEUS, ALEXANDRINOS, CILICIA E ÁSIA (VS. 9).

Segundo a Talmud de Jerusalém, no primeiro século havia por volta de 480 sinagogas 4 , qual segundo Wesley era a Sinagoga que Saulo participava, já que era composto por judeus de sua região geográfica, Tarso (região da Cilicia), e possivelmente de discípulos de Gamaliel, possibilitando que o mesmo a presidisse5 . Tornando-a, uma das mais respeitadas em Jerusalém, daí a ênfase de Lucas citá-la especificamente, já que nos escritos do novo testamento era comum a generalização de: sinagogas, escribas, fariseus6 .

Este confronto deve ter ocorrido, por Estevão ser um judeu helênico 7 , que possivelmente se converteu na festa de pentecostes8 , na pregação de Pedro (Atos 2), e assim partiu para evangelizar os judeus helênicos, espaço de religioso da “Sinagoga dos Libertos, Cirineus, Alexandrinos, Cilicia e Ásia”. Neste confronto, possivelmente Estevão foi chamado a discutir com os principais da Sinagoga, e conseguiu sobressair, (Já vimos porque, no item anterior), devido a isso, os principais da sinagoga para não sair desprestigiados voltaram a uma campanha difamadora de Estevão9 .

Texto: Lucas Guimarães Vicente.

4 Idem, nota de rodapé 6.9.

5 WESLEY, John. Notas Explicativas de John Wesley sobre o Novo Testamento: Evangelhos e Atos dos Apóstolos. Tomo I. Belo Horizonte; Filhos da Graça/Noah Edições, 2015. p.303.

6 Uma vez que havia diversos grupos de Escribas, Fariseus e Sinagogas. Como por exemplo as escolas escribas de Hiliel e de Shamai, que tinham uma visão distinta da Lei, mas no novo testamento, não há uma diferenciação.

7 Em Atos 6.5, apresenta a lista dos diáconos todos com nomes de origem grega, sendo assim, judeus dispersos no mundo greco-Romano, convertido ao Cristianismo, que agora moravam em Jerusalém. Eram numerosos, pois em Atos 6.1, Lucas faz uma clara divisão da Igreja entre Judeu nativos e de fora, os helênicos (de fala grega).

8 Pentecostes (também referida como festa da colheita, primícias e das semanas), era uma das três grandes festas que havia peregrinação do povo Judeu para Jerusalém, tanto da Palestina, como do mundo grecoromano (Ex 23.16, Lv.23.15-22, Dt. 16.9-12). Contudo era menor das três, por se comemorada em apenas um dia, não ter tanta centralidade na lei judaica, era um complemento da Pascoa, por isso, era sempre 7 semanas dela, e se celebrava a lei, havia tradição de ser o dia que Moisés tinha recebido os mandamentos de Deus. AVRIL, Anne-Catherine. As Festas Judaicas. São Paulo; Paulus, 1997. p. 50, 54 e 61,

9 TENNEY, Merril C. Tempos do Novo Testamento. Rio de Janeiro, CPAD, 2010, p. 216.

Atos Dos Apóstolos - Parte I

Publicado: Segunda, 29 Janeiro 2018 07:13

"Estêvão, homem cheio da graça e do poder de Deus, realizava grandes maravilhas e sinais entre o povo. Contudo, levantou-se oposição dos membros da chamada Sinagoga dos Libertos, dos judeus de Cirene e de Alexandria, bem como das províncias da Cilícia e da Ásia. Esses homens começaram a discutir com Estêvão, mas não podiam resistir à sabedoria e ao Espírito com que ele falava. Então subornaram alguns homens para dizerem: "Ouvimos Estêvão falar palavras blasfemas contra Moisés e contra Deus". Com isso agitaram o povo, os líderes religiosos e os mestres da lei. E, prendendo Estêvão, levaram-no ao Sinédrio. Ali apresentaram falsas testemunhas que diziam: "Este homem não pára de falar contra este lugar santo e contra a lei. Pois o ouvimos dizer que esse Jesus, o Nazareno, destruirá este lugar e mudará os costumes que Moisés nos legou". Olhando para ele, todos os que estavam sentados no Sinédrio viram que o seu rosto parecia o rosto de um anjo." (Atos dos Apóstolos 6.8-15 - NVI*)

INTRODUÇÃO:

O desenrolar do livro de Atos, após descrever a formação e desenvolvimento da Igreja Primitiva em Jerusalém e na Judéia, entre 33 – 37 d.C., agora por meio da História de Estevão, procura justificar e apontar a expansão para Samaria. Pois, segue a ordem cronológica e geográfica, de Atos 1.8, Jerusalém, Judéia, Samaria e até os confins da terra. Sendo assim, após a morte de Estevão, e a perseguição da igreja em Jerusalém, maior parte dos discípulos expandem, para Judeia, Samaria e Ásia (Maior parte Antioquia, Fenícia, Chipre) (At.8.4,5; 11.19). A referência dos confins da terra, e ligado, ao mundo gentio, greco-romano, Ásia e Europa1 .

I. CHEIO DE GRAÇA E PODER (VS. 8)

Esta expressão idiomática para ser entendida no seu contexto histórico, se faz necessário pela análise do conceito no grego: A. Graça: A palavra graça é utilizada 155 vezes no novo testamento, sendo 100 utilizadas por Paulo, no livro de Atos usada por volta de 4 vezes. O seu significado geral é de favor, inclinação, imerecida de Deus. Contudo na passagem específica do capítulo 6 de Atos significa o poder que flui a partir de Deus que dá sucesso em suas missões (At.6.8, 11.23, 14.26, 15.20 e 18.27). Pois o favor de Deus possibilita a edificação (20.32) e a capacitação (18.27) do poder de Deus para missões2 .

Texto: Lucas Guimarães Vicente.

1 GUNDRY, Robert. Panorama do Novo Testamento. 4° Ed. São Paulo; Sociedade Religiosa Edições Vida Nova. 1987.p.244 e 246.

2 Dicionário Internacional de Teologia do Noyo Testamento. Vol. I. Colin Brown, Lothar Coenen Org. 2° ed. São Paulo; Vida Nova, 2000. ´p. 910 e 911.

TÚNEL DO TEMPO - Parece Mas Não É

Publicado: Quarta, 27 Setembro 2017 03:00

Esse clipe da banda Resgate, Jack, Joe And Nancy In The Mall, parece, mas não é.

A música tem o sentido dúbio. Em muitas partes é cantada em inglês, mas parece estar sendo cantada em português, e por isso tem sentido duplo.

Quero chamar a atenção para outra coisa que parece, mas não é.

Jesus disse que muitos chegaram diante Dele um dia, e Ele dirá: “Apartai-vos de mim vocês que praticam a iniquidade porque não vos conheço”.Essas pessoas dirão para Jesus: “Mas nós profetizamos em seu nome, fizemos milagres em seu nome”.

Muitas igrejas e muitos evangelhos pregados por aí também parecem que são de Jesus porque se fala de Deus. Mas não são.

Estes falam em nome de Deus e de Jesus, mas só falam de barganha, de dinheiro, de finanças e de ter coisas. Mas na verdade não são de Jesus.

Jesus disse que o Reino de Deus não é comida nem bebida, mas gozo, alegria e paz no Espírito Santo.

Cuidado! Muitos mercenários, que se vestem de pastores estão por aí para te enganar! Eles falam em nome de Deus, mas não são Dele!

Parece mas não é…

Texto: Thiago Vicente.

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