"Quando se aproximou e viu a cidade, Jesus chorou sobre ela e disse: "Se você compreendesse neste dia, sim, você também, o que traz a paz! Mas agora isso está oculto aos seus olhos. Virão dias em que os seus inimigos construirão trincheiras contra você, e a rodearão e a cercarão de todos os lados. Também a lançarão por terra, você e os seus filhos. Não deixarão pedra sobre pedra, porque você não reconheceu o tempo em que Deus a visitaria". (Lucas 19:41-44).

 

A MENSAGEM DIÁRIA de hoje revela como Jesus era 100% Deus e 100% homem, a sua humanidade, porque Jesus chorou.

Jesus entrou em Jerusalém sentado em um jumentinho; muito aclamado pela multidão. Mas quando viu a cidade chorou. 

Jesus chorou porque encontrou aquela cidade cega, sem conhecer o caminho da verdadeira paz. Jerusalém tinha se tornado o centro da exploração, da corrupção, da opressão do povo, caminhando por um caminho avesso a paz. O templo havia se transformado em covil de ladrões (Lucas 19.46). 

 "Jerusalém, Jerusalém, você, que mata os profetas e apedrejas os que lhe são enviados! Quantas vezes eu quis reunir os seus filhos, como a galinha reúne os seus pintinhos debaixo das suas asas, mas vocês não quiseram!" (Lucas 13.34) 

Jerusalém tinha tido muitas oportunidades para se arrepender de seus pecados, mas continuava em desobediência. E Jesus chorou... 

E a profecia da destruição de Jerusalém foi cumprida no ano de 70 d.C. quando foi tomada pelo exército do comandante romano Tito. As muralhas e o templo foram totalmente destruídos e a cidade ficou em ruínas. 

Quantas pessoas você conhece que se encontram totalmente destruídas, em ruínas? 

Muitas por não obedecerem a palavra de Deus, outras porque não conhecem a Deus.  

E o que estamos fazendo a respeito disso? Estamos cegos? Acomodados com nossa aparente salvação? Religiosos, comerciantes da fé? 

Você está procurando ser feliz sem o amor de Deus, sem a graça de Jesus? 

Então é por você que Jesus está chorando! 

ORAÇÃO: Pai, em nome de Jesus, que Jesus não chore mais por mim, no sentido da minha ignorância e religiosidade, mas que eu seja um filho de Deus e do Reino, e a haja como luz e sal da terra para que mais pessoas conheçam o SENHOR, e que Jesus também apre de chorar por elas nesse sentido. Amém.

Texto: Mônica Guimarães Vicente.