"Então Paulo fez sua defesa: "Nada fiz de errado contra a lei dos judeus, contra o templo ou contra César". Festo, querendo prestar um favor aos judeus, perguntou a Paulo: "Você está disposto a ir a Jerusalém e ali ser julgado diante de mim, acerca destas acusações?" Paulo respondeu: "Estou agora diante do tribunal de César, onde devo ser julgado. Não fiz nenhum mal aos judeus, como bem sabes. Se, de fato, sou culpado de ter feito algo que mereça pena de morte, não me recuso a morrer. Mas, se as acusações feitas contra mim por estes judeus não são verdadeiras, ninguém tem o direito de me entregar a eles. Apelo para César!" Depois de ter consultado seus conselheiros, Festo declarou: "Você apelou para César, para César irá!" (Atos 25.8-12)

2. Jerusalém e a Providência: 8-12 (...continuação)

Então, a providência atua num ato sinergético, sua ação geral, que sempre será realizada, como saída do Povo do Egito, Nascimento e Morte de Jesus... e a específica, de cada nação ou indivíduo, que podem compactuar e ser um agente de Deus para cumprir o seu propósito, ou não, liberdade do homem nunca retirada. Como Cristo indica em Mateus 22.14 “Porque muitos são chamados, mas poucos escolhidos”. E Como Wesley retifica dizendo, se não tivéssemos escolha, primeiro qual seria a nossa diferença para um pedação de carvão, e segundo, Deus seria algo pior que o próprio Diabo, pois escolhe apenas alguns para serem salvos, e se diverte com o resto, ouvindo e vendo seu sofrimento. Não sendo mais justo, já que não importa quem escolhe, não será merecedor de sua Graça, ainda mais daria toques horripilantes a sua imagem, quando faz Jeremias profetizar por 40 anos arrependimento em Jerusalém, qual nunca poderia ter mudado seu curso, sendo assim, o esforço do profeta era apenas um instrumento de divertimento. Ou ainda mais, o choro de Jesus ao ver Jerusalém, seria de lágrimas de crocodilo, mais de ridicularização da humanidade.

Em suma, a Providência, atua de forma sinergética, dando espaço para nossa liberdade, sendo assim, é muito importante escrevermos sobre como a providência tem atuado em nossa vida, família, para reforça em nossas mentes sua atuação. E segundo reatemos a importância fundamental de buscar em Deus o nosso propósito, trilhando as palavras de Paulos aos Efésios 1.17-19, para transportamos o governo de Deus em nossa Terra.

Texto: Lucas Guimarães Vicente.