IV.JOPEE TABITA – 9.36 - 43

A cidade de Jope era uma cidade litorânea cerca de 17,5 km de distância de Lida, um importante porto comercial, mas que havia perdido um pouco de sua importância, por causa da construção da Cesárea Marítima, por Herodes, “O Grande”, por isso eram contrários ao domínio da casa dos Asmoneus17. E apresenta incrível paralelo, porque foi em Jope que Jonas embarcou para fugir do chamado de Deus, não aceitando pregar aos gentios de Nínive, enquanto Pedro descobre o seu chamado para pregar aos gentios18

Tabita era provavelmente uma judia helenística, já que o seu nome tinha origem Siríaco e ainda tinha nome grego, Dorcas. Além disso, é a primeira e única vez que no Novo Testamento usam o termo mathetria/discípulo no feminino, o seu termo significa aprendiz, aluno e seguidor19

Já o termo esmola pode se referir também o ato de misericórdia e piedade. No caso especifico de Atos 9, significa caridade expressa numa ação de suprimento ao necessitado. No mundo judaico farisaico era uma das obras supererrogação20 mecanismos de conquista o mérito de ser santo e ligado a Deus, perdendo o sentido do amor e compaixão, devido a isso, Cristo crítica esta prática21. Todavia, quando feito de forma correta é o principio da missão trazendo o Reino de Deus e sua expressão de amor, cujo Atos situa com uma importante prática cristã:

  1. Atos 4.36 – Barnabé dou o valor da casa vendida, para assim, ajudar as viúvas órfãos e irmãos estrangeiros que ficaram em Jerusalém, seguindo a regra de Lc 12.33. 
  2. Atos 9.35 – Tabita ajudando as Viúvas fazendo roupas. 
  3. Atos 10.2 e 4 – Cornélio ajudava financeiramente os pobres, de tal forma que foi recebido como oferta a Deus.

"A igreja passava por um período de paz em toda a Judéia, Galiléia e Samaria. Ela se edificava e, encorajada pelo Espírito Santo, crescia em número, vivendo no temor do Senhor. Viajando por toda parte, Pedro foi visitar os santos que viviam em Lida. Ali encontrou um paralítico chamado Enéias, que estava acamado fazia oito anos. Disse-lhe Pedro: "Enéias, Jesus Cristo vai curá-lo! Levante-se e arrume a sua cama". (Atos 9: 31-34 - NVI*)

Texto: Lucas Guimarães Vicente.

*Nova Versão Internacional.