A PREGUIÇA 

"O preguiçoso deseja e nada consegue, mas os desejos do diligente são amplamente satisfeitos." (Provérbios 13:4)

O livro de provérbios nos dá várias definições da preguiça. Preguiça é desejar algo, porém não alcançar. A preguiça afeta todas as áreas da nossa vida. A preguiça nos faz ficar deitado, inerte a vida! 

"Até quando você vai ficar deitado, preguiçoso? Quando se levantará de seu sono? Tirando uma soneca, cochilando um pouco, cruzando um pouco os braços para descansar, a sua pobreza o surpreenderá como um assaltante, e a sua necessidade lhe virá como um homem armado." (Provérbios 6.9-10) 

O bicho preguiça não caça animais, mas se alimenta apenas de folhas. Ela é seletiva. Não come qualquer folha. Sua única defesa consiste em camuflar-se entre as folhas nas copas das árvores. A postura natural da preguiça é invertida em relação aos outros animais. Ela precisa viver nos galhos, e não no chão. Fica pendurada e as mãos funcionam como ganchos e é por isso que sem florestas não há preguiças. Se não tiver um galho para pendurar entram em estresse. As preguiças costumam dormir cerca de 14 horas por dia. 

Até quando você ficará deitado? Você conhece pessoas que estão sempre “pendurados” em outros? A preguiça consiste na indisposição para fazer qualquer esforço, na indolência, no ócio. 

"O preguiçoso morre de tanto desejar e de nunca pôr as mãos no trabalho." (Provérbios 21.25) 

A preguiça espiritual nos faz para de orar! Mas, se sabemos que orar é tão importante, por que sentimos tanta preguiça ao orar e acabamos deixando a oração em segundo plano em nossas vidas. Fato é que muitas vezes nós achamos que estamos fortes espiritualmente, que Deus tem nos abençoado e por isso não precisamos orar tanto assim. Está tudo bem? 

Um preguiçoso vai ter dificuldade para achar tempo para ler a bíblia e orar, para trabalhar, para cuidar da casa, para vir a igreja. Sempre vai encontrar desculpas que, segundo ela, são justificadas. Como está sua vida? 

Quando a preguiça se torna parte se torna de nosso caráter nós pecamos. Pois, a Bíblia diz que o cristão precisa possuir o caráter de Cristo, e nele não há lugar para a preguiça. 

Disse-lhes Jesus: "Meu Pai continua trabalhando até hoje, e eu também estou trabalhando". João 5.17 

Se você está sentindo esta preguiça que te paralisa. Deus te chama a voltar para vida, voltar para o campo de batalha, voltar para a vida, em nome de Jesus!

Texto: Mônica Guimarães Vicente.