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Autogoverno - Parte IV

Publicado: Sexta, 21 Dezembro 2018 03:00

2 – Semeadura e Colheita:

2.1 – Conceitos Fundamentais:

Cultivo: somos o cultivo de Deus onde ele plantou em nós de Seu fôlego com um propósito: prestar-lhe culto.

Culto: O ser humano foi criado por Deus para cultivar e cuidar da criação. E enquanto cultivava a terra, praticando desta forma a vontade e o propósito de Deus à sua vida, ele cultuava a Deus. Pois cultuar a Deus é fazer a Sua vontade.

Cultura: Na medida em que cultuamos a Deus com as nossas atitudes, vamos estabelecendo a vontade de Deus sobre a terra13.

Cultivo: Deus formou o ser humano do pó da terra e soprou-lhe, em seguida, de Seu próprio fôlego de vida (Gênesis 2:7).

 

Culto: E enquanto cultivava a terra, praticando desta forma a vontade e o propósito de Deus à sua vida, ele cultuava a Deus. Pois cultuar a Deus é fazer a Sua vontade.(Gn. 2.15)

 

Cultura: Através de nós, Deus faz cumprir a Sua vontade na terra como é nos céus (Mateus 16:18-19).

Texto: Lucas Guimarães Vicente.

13 VIANA. Matheus. Culto Racional: Interação entre as razões divinas e humanas.

Autogoverno - Parte III

Publicado: Segunda, 17 Dezembro 2018 03:00

1.5 – Aplicação Acadêmica:

Demonstrar que a base filosófica do contrato social foi retirada da bíblia e como primeiros formatos de democracia, como demonstra Vogelin6. Já Deus na instrução do governo de Israel, como da igreja, estabeleceu assembleias para assegurar os princípios do seu governo. Tanto no povo hebreu, para formar assembleia de 70 juízes (Ex 18.21-22), como o conselho dos príncipes (Nm 7.2, 10.4, 34.18)7.

Até por isso, Para Lutero, a igreja não era mais uma instituição hierárquica, mas uma comunidade e uma assembleia. Se tornando um espaço de igualdade onde não há mais diferenciações hierárquicas eclesiásticas ou medievais. “Não há leigo e clero na igreja: apenas cristãos batizados que servem um aos outros de acordo com o ofício concedido por Deus”.8 Evidenciando o estudo do governo da igreja nas escrituras, no formato de uma assembleia da sinagoga, formada por anciões eleitos. Qual era o núcleo desta sociedade. Como John Knox ressaltou: “Tirar de nós a liberdade de nos reunirmos em assembleia é o mesmo que tirar de nós o evangelho”9

Como também os fundamentos da lei natural, direitos inalienáveis e o fundamento do governo civil, que resultado da leitura providencial da história por Burke e Locke10. Além do império da lei, leitura de Monstesquie, exerga no governo providencial o modelo para configurar a sociedade11: “Essa lei que, ao incutir em nós a ideia de um criador, conduz-nos em sua direção, é a primeira das leis naturais, em importância e não na ordem dessas leis”12.

Portanto, todo o direito ocidental é pautado numa filosofia bíblica, por isso os séculos XVI – XIX, foi o apogeu deste modelo civilizatório, tanto nos EUA, com Europa. Hoje, ainda vemos resquícios destes frutos, porém mais elementos de sua queda e crise.

6 VOGELIN, Eric. História das Ideias Políticas: Volume I. Helenismo, Roma e o Cristianismo Primitivo. São Paulo. É Realizações, 2012, p.147.

7 Um sistema participativo que englobava a participação de toda comunidade de fé, desde 12 príncipes, que eram eleitos pelas suas tribos, que dirigiam por assembleia os rumos da política e da defesa de Israel, como pelo conjunto de 70 juízes divididos nas tribos, que que julgavam pequenas e medias causas, e instruíam o povo segundo a lei de Deus. E foram escolhidos por serem tementes, verdadeiros e não apegados ao dinheiro. Você tinha até Reunião de toda congregação que se reunia em frente ao tabernáculo, em casos de eventos religiosos, revelação da lei, da vontade de Deus e condenações importantes. Por fim, o sistema religioso, organizado pelos descendentes de Levi, que eram publicamente apresentados e dedicados para seu serviço em assistir os sacerdotes (8.5-26). Já os sacerdotes, descendiam dos filhos de Arão e seus filhos, que eram santificados para o serviço e instalação dos ritos no tabernáculo e nas cerimônias para os levitas. (HARRISON. R. K. Tempos do Antigo Testamento: Um Contexto Social, Político e Cultural. Rio de Janeiro, CPAD, 2010. p. 149; SCHULTZ, Samuel J. A História de Israel no Antigo Testamento: Um exame completo da História e Literatura do Antigo Testamento. São Paulo; Editora Vida Nova, 2009. p. 34, 49 e 50).

8 LINFEBERG, Carter. História da Reforma. Rio de Janeiro: Thomas Nelson Brasil. 2017. p,447.

9 LINFEBERG, Carter. História da Reforma. Rio de Janeiro: Thomas Nelson Brasil. 2017. p,448.

10 Como Burke afirma: “II. História é dirigida por Deus, que apresenta uma providência geral e particular, e assim o propósito do Criador se revela na temporalidade para o homem, em sentido, como em ensino com advertência explicitas”. E que o Estado é “uma corporação de indivíduos em aliança com Deus”. Neste caminho, é impossível entender o liberalismo clássico de Locke e sem correlacionar ao seu pensamento teológico que herda os fundamentos da reforma: “Deus nos deu de tudo abundantemente" [I Tim 6, 17” Por isso, observava: Existe Deus – moral absoluta e Todos devem agir na conformidade de Deus e Respeitar as leis e seguir em conformidade de sua vontade. DINIZ, Marco Victor S. O conceito de Tolerância de John Locke: A tolerância Universal e seus limites. Dissertação de Mestrado. UFPB. 2011. p 103.

11 todos os seres do universo são regidos, no seu comportamento, por leis. Este é o pressuposto, a hipótese de base que vai sustentar todas as análises ulteriores. O universo é racional. Assim afirma: “As leis, em seu significado mais amplo, são as relações necessárias que derivam da natureza das coisas; neste sentido, todos os seres possuem suas leis; a divindade tem suas leis, o mundo material tem suas leis, as inteligências superiores ao homem têm suas leis, os animais têm suas leis, o homem tem suas leis”. MONTESQUIEU, C. Espírito das Leis. 1748. Capítulo de I “Das Leis, Em Sua Relação Com Os Diversos Seres”.

12 MONTESQUIEU, C. Espírito das Leis. Livro Primeiro. 1748. Capítulo de II “Das Lei da Natureza”.

Texto: Lucas Guimarães Vicente.

Autogoverno

Publicado: Sexta, 30 Novembro 2018 08:37

1. Autogoverno

1.1 Conceitos Fundamentais:

Edmund Burke pai do conservadorismo inglês afirmava que “Todo governo, autoridade e lei é oriunda de Deus, que percebida por bons homens segundo a reta razão”1 em que no qual o governo e necessário, porque entende que o homem é caído, e o Estado de Direito seria instrumento que, ao mesmo tempo, protegeria e redimiria o homem2. Pois os problemas políticos, no fundo são problemas religiosos e morais”. Por isso, a “religião é a base de toda sociedade civil”3, sendo assim, é a “fonte de todo bem (moral) e de todo bem-estar (Caridade)”4. Estes fundamentos, são constituídos por meio do contrato social, e um “contrato entre o homem e Deus, entre todas as gerações da história, passado, presente e futuro, para garantir direitos inaliáveis fossem a cada indivíduo, já que o homem não deve ser governado pelo seu desejo e sim pela razão”*5.

Queda: A queda do homem não gerou apenas uma desarmonia entre Deus e o Homem, mas entre o homem e a criação. (Romanos 8.20-22)

Contrato: Por isso, que Deus para reorientar a cultura humana, constitui o contrato social entre Deus e Homem, para que seus direitos e seus valores pudessem ser mantidos na sociedade. (Ex. 19.5-7).

Religião:  A base de todo contrato e de toda sociedade, e de toda família é a religião. Ou seja, é estar religado em Deus, para assim podemos cumprir toda justiça do Reino. (Tg. 1.27,)

Texto: Lucas Guimarães Vicente.

Atos Dos Apóstolos - (Capítulo 21 - Parte II)

Publicado: Terça, 20 Novembro 2018 08:02

Jerusalém: 18 – 26

"No dia seguinte Paulo tomou aqueles homens e purificou-se juntamente com eles. Depois foi ao templo para declarar o prazo do cumprimento dos dias da purificação e da oferta que seria feita individualmente em favor deles." (Atos 21:26)

- Paulo chega dois dias antes da festa do Pentecostes uma das três festas de peregrinação, por isso a cidade estava lotada e ele acaba ficando na casa de um irmão, caso Mnason (Chipre).

- A Primeira reunião com os presbíteros foi de comunhão, segunda relatou minuciosamente a terceira missão. Contudo foi insuficiente tanto relato, como a oferta aos irmãos para pacificar, tanto ala dos judaizantes, como próprios judeus.

- Por isso, recomendam o voto de Nazireu (Nm.6), para reforçar que respeitava a Lei, e não contraditório aos escritos de (Gl 4.1-11), recomenda aos gentios abandono da religião judaica, mas em momento algum disse aos judeus que era errado praticarem seus costumes, desde que não depositassem sua fé nas cerimônias nem usassem seus costumes como uma prova de comunhão. (Rm 14.19/15.1).

- Era incrível como havia dúvida do Respeito de Paulo pela Lei, pois fazia de tudo para tentar manter a paz na igreja:

- Circuncidou Timóteo (At. 16.1-3)

- Voto Judaico em Corinto (At. 18.18)

- Tinha como principio não ofender os judeus (I Cor 9.19-20 e 23)

Texto: Lucas Guimarães Vicente.

Autogoverno - Parte II

Publicado: Segunda, 10 Dezembro 2018 07:44

1.2 – Textos Bíblicos

"Portanto, da mesma forma como o pecado entrou no mundo por um homem, e pelo pecado a morte, assim também a morte veio a todos os homens, porque todos pecaram;" (Romanos 5:12)

"Visto que a morte veio por meio de um só homem, também a ressurreição dos mortos veio por meio de um só homem." (1 Coríntios 15:21)

"Pois vocês são um povo santo para o Senhor, o seu Deus. O Senhor, o seu Deus, os escolheu dentre todos os povos da face da terra para ser o seu povo, o seu tesouro pessoal. O Senhor não se afeiçoou a vocês nem os escolheu por serem mais numerosos do que os outros povos, pois vocês eram o menor de todos os povos." (Deuteronômio 7:6,7)

"Hoje vocês declararam que o Senhor é o seu Deus e que vocês andarão nos seus caminhos, que guardarão os seus decretos, os seus mandamentos e as suas ordenanças, e que vocês lhe obedecerão. E hoje o Senhor declarou que vocês são o seu povo, o seu tesouro pessoal, conforme ele prometeu, e que vocês terão que guardar todos os seus mandamentos." (Deuteronômio 26:17,18)

"Perguntou Nicodemos: "Como alguém pode nascer, sendo velho? É claro que não pode entrar pela segunda vez no ventre de sua mãe e renascer! " Respondeu Jesus: "Digo-lhe a verdade: Ninguém pode entrar no Reino de Deus, se não nascer da água e do Espírito. O que nasce da carne é carne, mas o que nasce do Espírito é espírito. Não se surpreenda pelo fato de eu ter dito: É necessário que vocês nasçam de novo." (João 3:4-7)

"Esta é a aliança que farei com a comunidade de Israel depois daqueles dias", declara o Senhor: "Porei a minha lei no íntimo deles e a escreverei nos seus corações. Serei o Deus deles, e eles serão o meu povo. (Jeremias 31:33)

1.3 Palavras – Chaves

Religião, culto, devoção, doutrina, lei, prática, princípios, fundamentos, valores, piedade, respeito, santidade.

1.4 – Aplicação para vida:

Toda lei é oriunda de Deus, traz em si um sentido e um princípio de Deus.

Toda lei e relação do contrato entre Deus e o homem.

Governo civil existe, para que as leis de Deus garantam o direitos inalienáveis, e redima o homem da escravidão do seu desejo, para viver segunda razão da palavra.

A religião é firme fundamento da sociedade, pois é nEla que fundamentada toda moral e toda caridade.

Texto: Lucas Guimarães Vicente.

Atos Dos Apóstolos - (Capítulo 21 - Parte III)

Publicado: Segunda, 26 Novembro 2018 08:48

Alvoroço em Jerusalém (27 – 40)

"Quando já estavam para terminar os sete dias, alguns judeus da Província da Ásia, vendo Paulo no templo, agitaram toda a multidão e o agarraram, gritando: "Israelitas, ajudem-nos! Este é o homem que ensina a todos em toda parte contra o nosso povo, contra a nossa lei e contra este lugar. Além disso, ele fez entrar gregos no templo e profanou este santo lugar". (Atos 21:27,28)

- 1° Lei do templo, permitia que os Judeus executasse qualquer gentio que ultrapassasse a barreira no templo, mas no caso, que era punido era o gentio e não judeu. 2° deveria haver um julgamento no sinédrio para esta deliberação, conjuntamente com a guarda do templo, para confirmação do ato, algo que não ocorreu.

- Então, os Judeus da Ásia, só utilizou do rancor a Paulo, como do sensacionalismo, para Lincharem ele, plano que quase deu certo, se não fosse a guarda romana, de duas centúrias, enviadas pelo General Cláudio Lísias, que ficava na fortaleza Antonieta ao lado (1000 homens).

- E só agiu por confundi-lo com um rebelde egípcio, ou seja, foi ato da Providência de Deus. (21.38)

- A Multidão não conseguiu explicar porque estavam atentando contra Paulo, e os agitadores rapidamente desapareceram, assim o comandante resolveu interrogar Paulo, espertamente Paulo responde em grego, para demonstrar que não era nenhum neófito, e conseguir fazer sua defesa/pregação.

Texto: Lucas Guimarães Vicente.

Atos Dos Apóstolos - (Capítulo 21 - Parte I)

Publicado: Segunda, 12 Novembro 2018 03:00

Objetivos – Versículos 1-7.

"Encontrando os discípulos dali, ficamos com eles sete dias. Eles, pelo Espírito, recomendavam a Paulo que não fosse a Jerusalém." (Atos 21:4)

- Paulo dedicara boa parte de sua terceira viagem missionária à coleta de uma oferta aos cristãos da Judéia (Rm 15:25-27)

- A igreja estava sempre sob a ameaça de divisão, pelos judaizantes, então Paulo esperava com oferta arrecada nas igrejas gentias fortalecer a comunhão entre judeu e gentio.

- Paulo, já sabia que o esperava na Judeia (Rm 15.30-31), mas sua missão de ajudar os irmão de Jerusalém, tentar pacificar a igreja, relatar sua ultima missão e solicitar a nova para Roma e Espanha, eram mais importantes.

Recomendações - Versículos 8- 17.

"Como não pudemos dissuadi-lo, desistimos e dissemos: "Seja feita a vontade do Senhor". (Atos 21:14)

- Por isso, Paulo resistia as recomendações do irmão de Tiro e Sidom, e principalmente do profeta (21.11) Ágabo (At. 11.27-30)1 em Cesareia, que dizia que seria entregue na mãos dos judeus, porém Paulo responde: “estava pronto não apenas a ser preso, mas, se necessário, a morrer pelo nome do Senhor Jesus Cristo”.(21.13b).

- As recomendações do Espírito era não um impedimento, porém uma preparação do que o esperava. (At.20.20/Rm. 15.25-27)

Texto: Lucas Guimarães Vicente.

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