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Atos Dos Apóstolos - Parte XIX

Publicado: Sexta, 20 Abril 2018 08:18

Desta forma, Tabita era bem vista pelos discípulos que veio chamar Pedro, como pelas pessoas de fora, as viúvas22 de origem gentia23. Assim, Pedro ao chegar em sua casa, ela já está passando pelo processo funerário judaico, do corpo ser lavado depois ungido com especiarias. Neste momento, o Apóstolo segue as mesmas práticas de Jesus na cura da Filha de Jairo (Mc. 5.21 – 43), foi pedido que as pranteadoras retirassem, sobe sozinho e chama a Tabita a vida, como as mesmas palavras, “Talitha koum”.  

Assim como na cura de Eneias o centro da passagem não e só o ato da misericórdia de Deus, mas um sinal para conversão, algo que acorreu, diferentemente de Cafarnaum na época de Jesus, que viram e não se converteram24.  

Por último o texto, aponta como Pedro ficou muito dias em Jope, provavelmente ensinando, porém, o ponto principal, que fica este período, na casa de um curtidor de couro, que para cultura judaica seria um impuro25. Demonstrando, já um processo sinergético da ação do Espirito Santo para o cumprimento da missão para todos.

"A igreja passava por um período de paz em toda a Judéia, Galiléia e Samaria. Ela se edificava e, encorajada pelo Espírito Santo, crescia em número, vivendo no temor do Senhor. Viajando por toda parte, Pedro foi visitar os santos que viviam em Lida. Ali encontrou um paralítico chamado Enéias, que estava acamado fazia oito anos. Disse-lhe Pedro: "Enéias, Jesus Cristo vai curá-lo! Levante-se e arrume a sua cama". (Atos 9: 31-34 - NVI*)

Texto: Lucas Guimarães Vicente.

*Nova Versão Internacional.

Atos Dos Apóstolos - Parte XVIII

Publicado: Segunda, 16 Abril 2018 07:21

IV.JOPEE TABITA – 9.36 - 43

A cidade de Jope era uma cidade litorânea cerca de 17,5 km de distância de Lida, um importante porto comercial, mas que havia perdido um pouco de sua importância, por causa da construção da Cesárea Marítima, por Herodes, “O Grande”, por isso eram contrários ao domínio da casa dos Asmoneus17. E apresenta incrível paralelo, porque foi em Jope que Jonas embarcou para fugir do chamado de Deus, não aceitando pregar aos gentios de Nínive, enquanto Pedro descobre o seu chamado para pregar aos gentios18

Tabita era provavelmente uma judia helenística, já que o seu nome tinha origem Siríaco e ainda tinha nome grego, Dorcas. Além disso, é a primeira e única vez que no Novo Testamento usam o termo mathetria/discípulo no feminino, o seu termo significa aprendiz, aluno e seguidor19

Já o termo esmola pode se referir também o ato de misericórdia e piedade. No caso especifico de Atos 9, significa caridade expressa numa ação de suprimento ao necessitado. No mundo judaico farisaico era uma das obras supererrogação20 mecanismos de conquista o mérito de ser santo e ligado a Deus, perdendo o sentido do amor e compaixão, devido a isso, Cristo crítica esta prática21. Todavia, quando feito de forma correta é o principio da missão trazendo o Reino de Deus e sua expressão de amor, cujo Atos situa com uma importante prática cristã:

  1. Atos 4.36 – Barnabé dou o valor da casa vendida, para assim, ajudar as viúvas órfãos e irmãos estrangeiros que ficaram em Jerusalém, seguindo a regra de Lc 12.33. 
  2. Atos 9.35 – Tabita ajudando as Viúvas fazendo roupas. 
  3. Atos 10.2 e 4 – Cornélio ajudava financeiramente os pobres, de tal forma que foi recebido como oferta a Deus.

"A igreja passava por um período de paz em toda a Judéia, Galiléia e Samaria. Ela se edificava e, encorajada pelo Espírito Santo, crescia em número, vivendo no temor do Senhor. Viajando por toda parte, Pedro foi visitar os santos que viviam em Lida. Ali encontrou um paralítico chamado Enéias, que estava acamado fazia oito anos. Disse-lhe Pedro: "Enéias, Jesus Cristo vai curá-lo! Levante-se e arrume a sua cama". (Atos 9: 31-34 - NVI*)

Texto: Lucas Guimarães Vicente.

*Nova Versão Internacional.

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