Back to Top

Novo Logo Mensagem Diaria

ENTREGA TUDO AO SENHOR

Publicado: Terça, 19 Novembro 2019 11:31

"1 Não te indignes por causa dos malfeitores, nem tenhas inveja dos que praticam a iniquidade. 2 Pois eles dentro em breve definharão como a relva e murcharão como a erva verde. 3 Confia no Senhor e faze o bem; habita na terra e alimenta-te da verdade. 4 Agrada-te do Senhor, e ele satisfará os desejos do teu coração. 5 Entrega o teu caminho ao Senhor, confia nele, e o mais ele fará. 6 Fará sobressair a tua justiça como a luz e o teu direito, como o sol ao meio-dia. 7 Descansa no Senhor e espera nele, não te irrites por causa do homem que prospera em seu caminho, por causa do que leva a cabo os seus maus desígnios. 8 Deixa a ira, abandona o furor; não te impacientes; certamente, isso acabará mal."

SALMO 37.1-8

 

Este salmo foi escrito por David, onde ele reflete acerca da diferença que há entre o justo e o ímpio.  E de fato muitas vezes, aos olhos humanos, os ímpios parecem usufruir de uma prosperidade inabalável. Mas adverte que os justos não devem ficar inquietos por causa disso, pois a felicidade do ímpio é passageira.

Você está sendo injustiçado? Caluniado? Seus olhos estão sobre aqueles que não temem a Deus e são prósperos, arrogantes, soberbos?

David declara que enquanto o ímpio tenta agir na sua força, o justo é encorajado a entregar o seu caminho ao Senhor e confiar Nele, pois Ele o fará! O justo pode descansar no Senhor.

Entregar é ação! Entregar aqui é depositar em confiança. Quando vamos ao banco e depositamos dinheiro, confiamos que aquele valor está em conta, mesmo não vendo, este valor está disponível. Entregar também é colocar toda sua ansiedade sobre Ele, porque Ele tem cuidado de nós. Então lance tudo que te aflige, te oprime, te impede de viver o melhor do Senhor em sua vida.

A diferença entre o justo e o ímpio?

O Justo jamais precisará fazer Justiça Com suas Próprias mãos! O Justo confia, espera  Entrega e descansa no Senhor, porque o Senhor fará sobressair a sua justiça como o sol ao meio-dia!

Portanto não te impacientes, não te irrites, não te indignes! Espere no Senhor e siga o seu caminho.

Oração: Pai Amado te louvamos porque vem do Senhor a salvação dos justos. O Senhor é a nossa fortaleza no dia da tribulação. O Senhor nos ajuda e nos livra; livra-nos dos ímpios e os nos salva, porque Em Ti buscamos refúgio. (parafraseados versículos 39 e 40).

Texto: Mônica Vicente

Túnel Do Tempo - Sombras E Luz

Publicado: Quarta, 21 Agosto 2019 08:10

“Esses rituais são apenas sombra do que haveria de vir; a realidade, todavia, encontra-se em Cristo” (Colossenses 2.17 - KJA[1])

A nova vida não se inicia em meio as tradições e ritos que circulam em nossa cotidiana semana, se repetindo nos inúmeros cultos, serviços e dogmas, elas não são suficientes para transformar o homem. Como também o legalismo judaico de Paulo não era, pois entendia que apenas seguir rituais de sacrifícios, as leis, e as tradições[2], não podia mudar o coração do homem.

Por isso que as tradições são sombras, imagens imperfeitas do que havia de vir que é Cristo. Então para vivermos o novo de Deus, é necessário à plenitude de Cristo, não as restrições humanas, mas entrega total de sua vida, de seu coração e de seus pensamentos, para Ele, então somente Ele pode mudar nossa história e nosso caminho de maneira sincera e verdadeira.

História que pode ser contada todos os dias e momentos basta você acreditar  e entender que Ele é suficiente e não as filosofias e dogmas humanos.

E a nossa vida também, não precisa ser cíclica[3] de altos e baixos, pois, para sermos constantes no avivar de Deus, sua cultura e valores do Reino de Deus, basta estarmos ligados ao Pai e sua Palavra de coração e não por um ato religioso, e nem pela busca de um bem material, mas pelo próprio prazer de Estar com ele e viver seu novo.

Por isso neste dia ore a Deus entregue sua vida e seu coração e deixe a luz de Deus entrar e renovar a sua historia e trazer novos e verdadeiros caminhos, onde não existe espaço para variação e sombras. Não importando quantas vezes já fez esta oração e como está sua vida, apenas entregue.

Texto: Lucas Vicente.

 


[1] KJA = King James Atualizada.

[2] consistia basicamente da circuncisão, guardar o sábado e a restrição de alimentos considerados puro.

[3] Cíclica = Constante repetição.

Túnel Do Tempo - Eficácia De Seu Poder

Publicado: Quarta, 31 Julho 2019 03:00

“Iluminando os olhos do vosso coração, para saberdes qual é a esperança do seu chamamento, qual a riqueza da glória da sua herança nos santos. E qual a suprema grandeza do seu poder para com os que cremos, segundo a eficácia da força do seu poder”. (Efésios 1.19 e 20).

Muitas vezes nossa vida está vazia, sem sentido ou parece que está congelada em uma capsula do tempo, onde as coisas são sempre as mesmas.

Porque isto tem acontecido em nossa vida?

Isto geralmente é resultado de escolhermos os caminhos de nossa vida, pela pressão, pelo achismo, pelo conformismo e também pela busca de riquezas.

Assim trilhamos uma vida inteira fazendo o que não gostamos, em nosso trabalho, em nossa família, em nossa igreja e com nossos amigos.  Vivemos uma vida fria e cinzenta, onde nada sentimos, além das sombras de uma vida pálida.

Como posso mudar este horizonte?

A Palavra nos ensina que se buscarmos ao Senhor ele revelaria o nosso propósito e nosso talento original. Uma prática movida pelo prazer, paixão e alegria, a qual nos completa em nossa vida cotidiana.

Assim nossa vida paralisada como um feitiço do tempo, toma novos rumos e progredi. Pois quando entendemos nosso propósito com Deus, a eficácia de Seu poder age em nossa vida.

Portanto, quando entendermos nosso propósito e talento que Deus soprou em nossa vida, viveremos completos, praticando aquilo que amamos. E nossa prática dará e dará muito resultado, pois emite capacidade do poder Deus em nós.

Ore: “Senhor abra os olhos do meu entendimento para que eu possa compreender o meu chamado e meu propósito. Para assim viver por completo cumprindo a sua vontade nesta Terra. Oro em nome de Jesus”.

Texto: Lucas Guimarães Vicente.

Túnel Do Tempo - Almas Congeladas

Publicado: Quarta, 22 Maio 2019 03:00

"Enquanto escondi os meus pecados, o meu corpo definhava de tanto gemer. Pois de dia e de noite a tua mão pesava sobre mim; minha força foi se esgotando como em tempo de seca. Pausa. Então reconheci diante de ti o meu pecado e não encobri as minhas culpas. Eu disse: "Confessarei as minhas transgressões ao Senhor", e tu perdoaste a culpa do meu pecado." (Salmos 32.3-5 – NVI*) 

Quanto tempo temos vagado, sem saber o rumo a seguir, se é dia ou noite, nossa vida se arrasta e nosso interior constantemente se desmorona, ficamos perdidos nas dores, erros, magoas e medos. Caminhando como em um dia congelado, uma alma congelada, que não sente e não vive. 

Vivemos um tempo onde aparência é tudo, um tempo onde sentimentos são fraquezas, temos que demonstrar que vivemos uma vida alucinada de felicidade e beleza, para assim se formar o corolário da vida tecida em frações de fotos, imagens distorcidas do que somos.

Programados a sorrir, a viver sem pensar, passamos nossas vidas morrendo por dentro, assumindo tudo sem dividir com ninguém além de nós mesmos. Davi mostra um sentimento congruente a esta ideia, ele era o Rei, era a imagem para todos, como tal não podia ter dores, medos e muito menos erros, por isso calou seu lábios para o que vivia. Ele destruiu de tal maneira o seu interior que seus ossos doíam.

Nossa vida pode parecer uma imensidão contínua de dor, um maldito sonho que não despertamos. Nesta rima não sabemos quem somos, nem para onde vamos. Vivemos uma vida apenas de sobrevivência, dentro de nossas pálidas máscaras.

No entanto Deus nos espera, nos chama, a entregar o que resta de nós a Ele, parece uma frase clichê colada num adesivo, mas é mais do que isso, pois confessar, gritar, chorar, nos acorda deste sonho maldito, deste fingimento e quebra nossas máscaras e nos traz uma realidade de uma vida para além da sobrevivência.

Nos permiti expugnar todos males e entender que é Cristo, Ele é a riqueza de nossa esperança, ainda que sombras da morte tentam corroer nosso coração, direcionamos nosso olhar e nossa voz para quem realmente importa e pode mudar nossa vida e nossa face.

Texto: Lucas Vicente.

* Tradução: Nova Versão Internacional.

Ferramentas Da Mente - Parte I

Publicado: Terça, 06 Agosto 2019 03:00

Sabemos que a mente pode ser um depósito de pensamentos bons ou ruins, como então conduzir nossa mente para os pensamentos de Deus?

"Não se amoldem ao padrão deste mundo, mas transformem-se pela renovação da sua mente, para que sejam capazes de experimentar e comprovar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus." (Romanos 12:2)

Através do versículo podemos compreender que é necessário renovar a nossa mente, mas será que uma vez que a renovamos, não precisamos mais fazer este exercício?

Infelizmente essa transformação é diária e contínua, pois recebemos informações destoantes da palavra de Deus a cada momento!

Sendo assim, uma das grandes ferramentas da mente é a meditação, medite em Deus e com Deus, encha sua mente com o caráter de Deus, quem Ele é, o que Ele significa, o que é viver para sua glória, como é o seu amor e sua graça? Precisamos compreender quem Deus é, não somente para experimentarmos o amor de Deus, mas para nos transformarmos conforme a sua imagem e semelhança.

Texto: Vivian Cristina Thomazinho Vicente.

 

Um Chamado Para A Inclusão Da Criança No Espaço Da Celebração Cúltica Da Comunidade Cristã - Introdução (Parte I)

Publicado: Terça, 04 Junho 2019 07:43

A atualidade cristã protestante das igrejas brasileiras tem se esforçado para responder às demandas da sociedade, e o que temos visto são pais estressados que vão aos cultos e querem ter um momento de paz. Assim, entregam seus filhos para uma “creche espiritual” que são os locais chamados de “cultinho infantil”, onde as crianças têm um espaço de “entretenimento”, em que homens e mulheres se esforçam para mantê-las quietas.

Ao mesmo tempo, não se pode desmerecer o trabalho e a seriedade com que muitas pessoas e igrejas estão desempenhando em seus ministérios para um crescimento saudável espiritual para as crianças que lhes são confiadas. Entretanto, é preciso repensar este conceito, no qual nossos filhos e filhas estão inseridos e onde são ensinados.

A dificuldade está verdadeiramente no sossego que os pais e os adultos querem ter ao entregarem seus filhos durante as poucas horas semanais que as famílias estão passando na igreja?
Será que o problema está mesmo em querer ter paz nesses breves momentos destinados para adoração e reflexão, a mais ininterrupta possível, de uma celebração cúltica?
Ou o agravo está na maneira que a educação acontece em casa, ou na atitude como é pensada e preparada a prédica pastoral e a liturgia cúltica para e pelas famílias, e especialmente às crianças?

Texto: Vivian Cristina Thomazinho Vicente. (Trabalho de Conclusão de Curso Bacharel Teologia)

Túnel Do Tempo - De Á César O Que É De César

Publicado: Quarta, 08 Maio 2019 03:00

“Responderam: De César. Então, lhes disse: Dai, pois, a César o que é de César e a Deus o que é de Deus”. (Mateus 22.21 - ARA)

“ [...] Ao entrar Pedro em casa, Jesus se lhe antecipou, dizendo: Simão, que te parece? De quem cobram os reis da terra impostos ou tributo: dos seus filhos ou dos estranhos? Respondendo Pedro: Dos estranhos, Jesus lhe disse: Logo, estão isentos os filhos.  Mas, para que não os escandalizemos, vai ao mar, lança o anzol, e o primeiro peixe que fisgar, tira-o; e, abrindo-lhe a boca, acharás um estáter. Toma-o e entrega-lhes por mim e por ti”. ( Mateus 17. 25 - 27 - ARA)

A vida cristã não é dividida como alguns acham entre sagrado e secular, onde no secular você deve agir conforme o mercado e no sagrado conforme a palavra de Deus. No  modelo de Reino de Deus de Jesus Cristo, pois o reino abrange todas as facetas da vida individual.

Sendo assim o Reino não é um Estado como achavam os saduceus e fariseus, nem só a igreja, como acreditam alguns, o Reino está vinculado no próprio homem, como Cristo fala na passagem de Lucas.

“Nem dirão: Ei-lo aqui! Ou: Lá está! Porque o reino de Deus está dentro de vós”. (Lucas 17.21 – ARA).

Então o Reino está vinculado em todas as áreas do homem, desde do trabalho ao lazer, desde da vida ministerial a vida social, ela abrange tudo.  Portanto nossas vocações não estão reunidas apenas na vida ministerial, quando um pastor pratica sua vocação ele louva a Deus, assim como o médico, advogado e professor, pois, cada um cumpriu sua vocação.

Uma vez que todos praticaram os valores do Reino, assim trazem para dentro de nossa sociedade o Reino de Deus.

O reino é construído neste mundo material por nossas práticas que o retrate, por isso quando Cristo ao ser indagado se deveria pagar imposto, por duas vezes ele responde que sim. Mesmo que fosse abusivo e errôneo, como era, já que no tempo de Jesus haviam diversos impostos, como o de César, como do Templo e a décima parte de todos os produtos que produzissem e as ofertas. Mas o que importa para Cristo são as práticas.

Quando pagamos os impostos não quer dizer que estamos concordando com isso, mas estamos reconhecendo duas coisas: a primeira que devemos expressar o Reino de Deus com nossas atitudes dando o exemplo e respeitando as leis dos homens. E segundo reconhecendo que em Deus  temos o nosso sustento e a nossa esperança  de mudança deste mundo tenebroso, e não em nossas forças ou saídas ludibriosas.

Assim entendemos que devemos dar a César o que de é César e a Deus o que é de Deus, não num sentido de dois mundos, secular e o sagrado, mas que somos farol e luz tanto no que damos para César como no que damos para Deus, somos o mesmo, não há variação de mudança, e não há espaços para sombras, mas só para luz.

Texto: Lucas Guimarães Vicente.

*Almeida Revista e Atualizada.

Pagina 1 de 71

sombra1

Copyright © 2011-2019 - Mensagem Diária logosg