4. Hino Nacional parte 2:

A. 1° PARTE DO HINO ANALISADA: 

I. “Ouviram do Ipiranga às margens plácidasDe um povoheróico o brado retumbante”, representa o extado momento do nascimento do brasil, em meio ao grito de D. Pedro I, ás margens do rio Ipiranga. Assim que ouviu o grito, o povo, do herói, D. Pedro I, a beira do rio.  

II. “E o sol da liberdade em raios fúlgidosBrilhou no céu da Pátria nesse instante”.Nascendo a liberdade, para povo brasileiro, pois pode governar a si mesmo, e não outro governo. Sendo, assim, brilhou muito forte, como o sol, nascendo a liberdade, para todos, seria o sentido literal. 

III. “Se o penhor dessa igualdade Conseguimos conquistar com braço forte, Em teu seio, ó liberdade, Desafia o nosso peito a própria morte”. Brasil passou a ser independente, portanto, conquistou a igualdade, ou seja, daquele momento em diante, Portugal e Brasil eram nações iguais, graças a coragem de lutar pela liberdade, ainda que isto custe a própria morte.  

IV. “Ó Pátria Amada, Idolatrada Salve! salve!”, Significa amar pátria com um amor acima dos outros, no entanto, este amor deveria ser dirigido por deus, não acima, já que na versão original era “O Pátria amada, idolatrada, Deus te salve”.

V. “Brasil, um sonho intenso, um raio vívido De amor e de esperança à terra desce, Se em teu formoso céu risonho e límpido A imagem do Cruzeiro resplandece!”. Sonho intenso, pois há muito o que realizar, contudo não é fundamentado em nossa força, aparece o cruzeiro do sul, que nos lembra que a Cruz de Cristo nos dá o amparo e a proteção, para criarmos uma nação de amor e esperança.

VI. “Gigante pela própria natureza És belo, és forte impávido colosso, E o teu futuro espelha essa grandeza”.  Retrata na referência a grandeza territorial e a beleza natural, por isso podemos ser grandes e corajosos, e assim o futuro refletirá esta força e beleza. 

VII.  “Terra adorada, entre outras mil, És tu Brasil, ó pátria amada! Dos filhos deste solo és mãe gentil,  Pátria amada, Brasil”Portanto, nós a escolhemos entre milhares, pátria amada Brasil, porque é como uma mãe gentil conosco, assim como bom filho lhe amamos.

B. 2° PARTE DO HINO ANALISADA:

VIII.  “Deitado eternamente em berço esplêndido Ao som do mar e à luz do céu profundo, Fulguras, ó Brasil, florão da América,  Iluminado ao sol do Novo Mundo!”. A perspectiva que a localização geográfica do Brasil é  muito privilegiada, com rios, florestas, praias, por isso, a figura de um “berço”, como tal se destacará entre todas as outras nações da américa.

IX. “Do que a terra mais garrida Teus risonhos lindos campos têm mais flores, "Nossos bosques têm mais vida", "Nossa vida" no teu seio, "mais amores". Garrida é colorida, alegre, vistosa”. As aspas são usadas por usar citações da “Canção do exílio” do Gonçalves dias, mas seu uso Equivale a dizer que nós, brasileiros, por vivermos no Brasil, somos mais capazes de amar, por isso, nossa terra tem mais flores, vida e amores. 

X."Ó Pátria amada, Idolatrada Salve!Salve!. Esse é o meu país amado e idolatrado! Eu declaro que Deus vai te salvar. Ele há de te salvar!”.

XI.“Brasil, de amor eterno seja símboloO lábaro que ostentas estrelado Ostentar é mostrar com orgulho”. Um lábaro era um estandarte muito usado pelos romances da época, que no caso se refere a bandeira do brasil, então, as estrelas da tua bandeira sejam símbolo de amor eterno.

XII. “E diga ao verde-louro desta flâmula Paz no futuro e glória no passado”. Novamente reforça a figura da bandeira, como um símbolo de poder e glória, tanto no passado como no futuro.

XIII. “Mas se ergues da justiça a clava forte Verás que o filho teu não foge à luta, Nem teme quem te adora a própria morte”. Concluindo, ainda, que o brasil se desvie de seu grande futuro, cada cidadão, não fugira do embate, da luta, do confronto, pois fará o brasil seguir o caminho certo, já que não teme nem própria morte, pois ama sua nação, e assim quer faze-la bem.

XIV – Leia novamente o verso VII.

Texto: Lucas Guimarães Vicente.