"O nascimento de Jesus aconteceu assim. Sua mãe, Maria, estava prometida em casamento a José, mas antes que se casassem José descobriu que ela estava grávida. Isso aconteceu pelo poder do Espírito Santo. José se sentiu envergonhado, mas como era de espírito nobre, resolveu tratar o assunto com discrição, de modo que Maria não passasse por humilhação pública. Enquanto pensava no que fazer, ele teve um sonho, e no sonho o anjo de Deus falou: “José, filho de Davi, não tenha medo de se casar. Maria está grávida pelo Espírito Santo. Elá dará à luz um filho, e você, José, a ele dará o nome de Jesus — ‘Deus salva’ — porque ele salvará o povo dos pecados deles” Era o cumprimento da palavra do profeta: Prestem atenção: a virgem ficará grávida e dará à luz um filho; Eles o chamarão Emanuel (Deus Conosco, em hebraico). Então, José acordou e fez exatamente o que o anjo de Deus lhe havia ordenado no sonho: casou-se com Maria. Entretanto, não consumou o casamento enquanto ela não teve o menino, a quem chamou Jesus". (Mateus 1.18-25 - MSG*)

Vemos que José, apesar de não ser o pai biológico do menino Jesus, e de seu compromisso de casamento com Maria que estava grávida, optou por receber Maria como sua esposa.

Mesmo não sendo pai de Jesus, José como homem, se tornou o padrasto humano de Jesus. Assumiu seu papel de pai.

Até os quatro anos as crianças ficavam com a mãe. Se fosse menino, nesta idade, iria passar os dias com o pai e aprender a profissão do pai e aprender a Palavra de Deus com ele. 

Com quem Jesus iria ouvir falar sobre Deus? Quem iria levar Jesus até a Casa de Deus? Quem iria mostrar para Jesus os valores do Reino de Deus? E não uma religião fria, vazia e apenas legalista?

José, seria o responsável por tudo isso. 

E você como Pai, tem sido este homem tão essencial e importante na vida dos seus filhos?

Ore: Senhor quero ser um bom pai como José foi para Jesus, peço perdão se não tenho amado e ensinado o(s) meu(s) filho(s) como deveria. Me ajude eu te peço em Nome de Jesus! Amém!

Texto: Thiago G. Vicente.

*Tradução: Bíblia A Mensagem - Eugene Peterson.