"Convocando ele, de novo, a multidão, disse-lhes: Ouvi-me, todos, e entendei. Nada há fora do homem que, entrando nele, o possa contaminar; mas o que sai do homem é o que o contamina. [Se alguém tem ouvidos para ouvir, ouça.] Quando entrou em casa, deixando a multidão, os seus discípulos o interrogaram acerca da parábola. Então, lhes disse: Assim vós também não entendeis? Não compreendeis que tudo o que de fora entra no homem não o pode contaminar,  porque não lhe entra no coração, mas no ventre, e sai para lugar escuso? E, assim, considerou ele puros todos os alimentos.  E dizia: O que sai do homem, isso é o que o contamina.  Porque de dentro, do coração dos homens, é que procedem os maus desígnios, a prostituição, os furtos, os homicídios, os adultérios,  a avareza, as malícias, o dolo, a lascívia, a inveja, a blasfêmia, a soberba, a loucura. Ora, todos estes males vêm de dentro e contaminam o homem." (Marcos 7.14-21)

No início deste capítulo os fariseus e escribas grupos religiosos desta época pensavam, que se tornariam impuros pelo toque nas pessoas e em objetos, segundo a tradição não comiam sem lavar as mãos. Vendo que alguns discípulos de Jesus comiam sem lavar as mãos. Perguntaram a Jesus porque estes não cumpriam a tradição dos anciãos. Os escribas e os fariseus, preocupados em manter as aparências e enganar, não percebiam a causa da verdadeira contaminação.

Jesus critica o sistema de purificação que oprime e separa, impostos pelas tradições dos homens.

A opinião dos religiosos era contrária a vontade de Deus. A religião se baseia naquilo que é exterior, aparente. A religião segue preceitos de homens impõe regras, condutas, tradições. A religião engana e explora o povo.

A voz do povo não é a voz de Deus!

Quando temos alguma dúvida sobre o que fazer em determinadas situações, é muito comum ouvir o seguinte conselho: “Siga o seu coração”. A multidão diz deixa a vida te levar.

Jesus responde são as impurezas do coração que trazem tristeza e destruição. O maior problema não são as palavras em si, mas sim o coração, pois a boca fala do que o coração está cheio. 

Cada pecado começa no coração, reflete no caráter e a maneira de falar. Porque de dentro, do coração dos homens, é que procedem os maus desígnios ou maus pensamentos. Pois o coração é enganoso! “Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e desesperadamente corrupto; quem o conhecerá?” JESUS DIZ EU CONHEÇO O CORAÇÃO DO HOMEM! 

As religiões valorizam o exterior, as regras, costumes, tradições de homens.Jesus oferece Novo coração, novo espírito, novo ser, completamente de Deus e para Deus.  Um coração transformado, regenerado um coração de amor, perdoador.

Você está disponível para esta mudança?

"Pai Amado, eu desejo ter um novo coração transformado por Ti e pela Tua palavra. Ajuda-me a receber um novo espírito que anseia pela Tua palavra que regenera, perdoa e transforma. Oro no nome de Jesus."

Texto: Mônica Guimarães Vicente.