* Significado da palavra (Castigo)​​

  1. Ato ou efeito de castigar;

  2. Sofrimento corporal ou moral infligido a uma pessoa; punição;pena

  3. Admoestação;

  4. Emenda;

O castigo faz com que as crianças se sintam sem saída, e eles sempre partem de nós (PAIS). 

Ex: Se quebrou algo ou fez algo de errado.

R: Vá para o castigo, você está de castigo.

Esta fala repetida traz para a crianças a sensação de que sempre que fizer algo de errado, viverá esta MESMA SITUAÇÃO do castigo, ou seja torna-se uma PENA a ser paga por algo de errado que cometeu.

 Um dos problemas do castigo é que eles sempre passam por nós primeiro, e quase sempre a nossa intenção de castigar já vem carregada de: 

RAIVA, IRRATAÇÃO E BRAVEZA. 

A criança sempre cumprirá a pena(castigo) e ela sairá mais irritada, brava e revoltada e quase sempre sem aprendereste é o GRANDE problema do castigo.

* Significado da palavra (Conseqüência)

1. Aquilo que resulta ou é produzido por causa de; efeito ou resultado;  

Quando aplicamos a conseqüência a criança vive o resultado direto de sua atitude. E ela aprende que toda ATITUDE tem um RESULTADO.​ Todo movimento que ela fizer na vida ela receberá uma resposta que ela mesma PRODUZIU.

 Na aplicação da conseqüência algumas coisas acontecem:​​

  1. A nossa intenção se modifica, porque ao invés de estarmos carregados de ira e raiva, começamos a aplicar a resposta direta de uma atitude errada que a criança teve.

2.  A nossa intenção de punir a criança se modifica para a de educar, e a fazer entender que toda ação gerará um resultado.  

Exemplo:

Duas Escolhas:​​

  1. Obedecer, não correr, não brigar, prestar a atenção e cooperar.

  2. Não obedecer.

Duas conseqüências:​​

  1. Participar.

  2. Não participar. 

  •  A atitude da conseqüência ensina para a criança que ela é responsável pelas suas atitudes​​

  •  Crescer com essa noção possibilita que a criança tenha uma capacidade muito maior e a partir de valores internos de fazer suas escolhas, pensando nos resultados.  

Observações:

  •  A escolha da conseqüência precisar fazer sentido, pois se sempre aplicarmos as mesmas conseqüências então se tornarão castigo e a intenção perderá todo o sentido.

  •  Por isso precisamos nos ouvir como pais, pensar sobre o que aquela atitude causou, para então pensarmos em uma conseqüência lógica, que faça sentido e que venha do nosso coração, e o importante é participarmos deste momento de forma completa. 

Novos resultados.
Pelo que a criança é capaz de se transformar? Por qual motivo a criança tem uma nova postura? 

Duas opções: 

  1. Por que ela está oprimida e com medo.​ Ou​ 

  2. Fez sentido mudar, ela entendeu internamente que era necessário mudar a atitude. 

"Vejam que hoje ponho diante de vocês vida e prosperidade, ou morte e destruição". (Deuteronômio 30.15 - NVI*)

Texto: Ana Flávia Thomazinho Almeida.

*Tradução: Nova Versão Internacional.

Baseado: Vídeo - Danielle Freixo de Farias (Castigo e Consequência).