"Até a criança mostra o que é por suas ações; o seu procedimento revelará se ela é pura e justa". (Provérbios 20.11 - NVI*)

As crianças são uma bênção de Deus nas suas famílias. Elas são frágeis e por isso devem ser amadas e protegidas. As crianças absorvem o que está à sua volta, e por isso é importante passar valores e ensinamentos sólidos.

Para uma criança, nada é melhor do que crescer no caminho do Senhor. Ela será íntegra, feliz e se sentirá realizada. Os filhos são o reflexo dos pais e do que vivem dentro do lar!

As crianças possuem a sua própria identidade necessitam ser valorizadas isto vai construir em seu interior o sentido de significado.

Como construir um sentido de Significado?

  • Sua Atitude em relação a você mesmo afetará a autoestima de seu filho. Se você como pai tem um sentido de dignidade e valor, transmitirá isso a seu filho.
  • Deixe que seu filho ajude em casa. Crescer é necessário. “Deixa que eu faço” começa cedo. Acabamos por afastar a criança das tarefas e fazer por elas. A criança gosta de ajudar e precisa destas experiências significativas para ser responsável. Elogiar a criança desde cedo quando ela faz pequenos serviços dá-lhe uma sensação de significado.
  • Apresente seus filhos a outros. O nome é importantíssimo para criança assim como adulto. Quando os pais consideram a criança digna de ser apresentada pelo nome isso contribui para que ela desenvolva um senso de dignidade.
  • Deixe que a criança fale por si. Muitas vezes os pais respondem a uma pergunta feita à criança.
Exemplo: "Você gosta de ir à escola? E o pai responde: “ Gosto muito”. Quando os pais respondem pelas crianças transmitem a elas um sentido de insignificância. “Ou seja, você não sabe responder, deixa que eu respondo”. Importante deixar que a criança desenvolva seu sentido de sociabilização. Crianças tímidas e inseguras são consequência muitas vezes da ação dos pais.
  • Dê a oportunidade de escolha. A personalidade se desenvolve à medida que se tomam decisões. Cabe aos pais o dever de ensinar e instruir desde cedo que as escolhas fazem parte da vida e geram consequências quando são erradas. Certos assuntos exigem a decisão dos pais, como é natural. As crianças devem ter oportunidades para escolher, aprendendo a viver com o resultado de suas decisões.
ORE: "Pai nos ensine e nos ajude a sermos bons pais".

Texto: Mônica Guimarães Vicente.

Baseado na Referência Bibliográfica: Sete Necessidades Básicas da Criança (John Drescher).

*Tradução: Nova Versão Internacional.