Vamos iniciar o aprendizado do hebraico bíblico. O hebraico é a língua usada originalmente nos textos do Antigo Testamento. O hebraico é uma língua muito diferente do nosso português. Por exemplo, abre-se os livros do hebraico do fim para o começo, lê-se o texto da direita para a esquerda, e o mais difícil de tudo, é necessário aprender um novo alfabeto.

Só que diferentemente do grego bíblico, que é mais parecido com as nossas letras, o hebraico é muito diferente. Por isso é de fundamental importância o aprendizado das letras no hebraico. Este aprendizado vão ser o ponto chave, a grande barreira para o aprendizado da língua. Parece algo muito difícil, mas calma. É necessário aprender o alfabeto para que as coisas comecem a ficar menos difícil.

O alfabeto hebraico bíblico é composto de 22 letras, todas consoantes. Vamos aprender as primeiras 11 nesta semana. Você verá primeiro a letra, depois o nome da letra, e por fim a sua transliteração para o português (o seu valor escrito no nosso alfabeto).

Nome da letra hebraica - Forma hebraica da letra- Transliteração
1)’aleph - א - ’
2) beth - ב - b
3) gimel – ג - g
4) daleth – ד - d
5) he – ה - h
6) waw – ו - w
7) zayin – ז - z
8) heth – ח - ch
9) teth - ט - th
10) yodh – י - y
11) kaph – כ - k

Vejamos abaixo um exemplo de um texto bíblico na linguagem original do Antigo Testamento, com nome do livro bíblico e o primeiro versículo de um capítulo na língua hebraica (lembrando, lê da direita para a esquerda <= ).

בראשית
1ּּּּּ בְּרֵאשִׁית בָּרָא אֱלֹהִים אֵת הַשָּׁמַיִם וְאֵת הָאָרֶץ:ָ

Transliteração:
br’syt
1 bereʼshŷt bārāʼ ĕlōhîm ēt hashāmayim veʼēt hāʼārets.

Tradução:
Gênesis
1 No princípio criou Deus os céus e a terra.

Texto: Thiago Vicente.

Referência Bibliográfica: GUSSO, Antônio Renato. GRAMÁTICA INSTRUMENTAL DO HEBRAICO. 2 ed. rev., São Paulo; Vida Nova, 2008, p.21-23.